Ciencias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (450 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Existe vida em outros planetas?
Geralmente, procuramos vida em planetas razoavelmente habitáveis, sem condições extremas. Mas os extremófilos, formas de vida extremamente resistentes, existem paranos mostrar que talvez não devêssemos ignorar planetas e luas muito quentes, gelados, tempestuosos ou instáveis, pois aqui mesmo na Terra, em locais inóspitos como o cume dos Andes e as bordas devulcões submarinos, bactérias incrivelmente resistentes podem ser encontradas.
Encontrados micróbios com milhares de anos que vivem no limite entre a vida e a morte.Esses microrganismos conseguem sobreviver em ambientes venenosos. Essa é uma prova de que formas de vida poderiamestar perambulando por planetas e luas aparentemente vazios. Nós apenas não as encontramos ainda.
 Uma das teorias da origem da vida na Terra aponta seu surgimento em reações químicas que podem tercriado membranas celulares e proto-DNA, mas elas também podem ter começado com complexos compostos orgânicos como ácidos nucleicos, proteínas, carboidratos e lipídios, tanto na atmosfera quantonos oceanos.
Já existem evidências de que esses precursores da vida existem em outros planetas e luas, com presenças comprovadas em Titã, lua de Saturno; e a Nebulosa Órion. Não é vida propriamente dita, mas éum ingrediente crucial para que ela surja – foi crucial para a vida terrestre, pelo menos.
Na última década, foram descobertas centenas de exoplanetas (planetas fora do Sistema Solar). Alguns eramgigantes gasosos como Júpiter, mas outros são menores e rochosos como a Terra. Alguns ficam na zona de “Goldilocks”, uma área com temperaturas propícias para a vida em volta de estrelas – a Terraorbita em uma dessas zonas, por exemplo. Quanto mais planetas descobrirmos, mais locais propícios para a vida deverão aparecer, consequentemente.
Já mencionamos acima que a vida pode ter surgido com...
tracking img