Metodologias de ensino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (466 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema: Metodologias de ensino

O Tradicionalismo é um método baseado na repetição e memorização de conteúdo, cópia de textos... onde predomina o autoritarismo e os castigos dos professores , sendo omesmo o centro das atenções e o dono do saber apresentando postura elevada, com isso há mais desvantagens que vantagens.
O Construtivismo o aluno é participativo, ele traz seu conhecimento,équestionador, busca aprender,de acordo com sua realidade e a dos outros educandos, tendo como vantagens: o professor é o que dá direção à aula, ele é o transmissor do conhecimento; e as desvantagens: é adificuldade do aluno em se adaptar ao novo, tornando-se uma aula mais trabalhosa por parte dos professores.
No método construtivismo sociointeracionalista, o indivíduo é ativo, crítico-reflexivo ecriativo, onde desenvolve o exercício do raciocínio, tendo como vantagens: o professor é o agente responsável pela transformação do educando, e as atividades seguem uma sequência lógica e interdisciplinar;e as desvantagens: são as dificuldades dos alunos na adaptação do novo método, sendo um aprendizado limitado e lento.
Segue abaixo teorias de alguns educadores sobre metodologia de ensino:
Para oprofº Roberto Accioly, o construtivismo é a relação em ser e tornar-se,ele dá a direção para o futuro . Rubem Braga: a Escola da Ponte em Portugal, por ser uma escola diferenciada, cada aluno segue deacordo com seu tempo, onde quem planeja são os alunos.
Para o educador Demerval Saviani, para que a escola seja um local de democratização, participação social e de cidadania, devemos exercer nossaconsciência crítica, mesmo que em passos lentos e com obstáculos, para que esta não se torne uma encubadora de atitudes e desejos dos educandos.
O educador José Pacheco (Apeoesp) diz que todos nóssomos seres únicos, cada um com seu ritmo próprio, diferentes culturas, devemos ter ensinamentos diferenciados, especializados, onde haja vínculo afetivo e criando laços entre professor e aluno.
O...
tracking img