Metodologia no ensino de artes.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3121 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Envie seu Artigo

Versão para impressão
Enviado por
Ursula Rosa da Silva
Universidade FEderal de Pelotas
Pelotas - RS

Título
A HISTÓRIA DO ENSINO DE ARTE NO BRASIL: DE ATIVIDADE À ÁREA DE CONHECIMENTO

Sandra Vieira

Ursula Rosa da Silva





RESUMO: O presente artigo pretende fazer uma breve análise da história do ensino de Arte no Brasil e, a partir dela, descrever como essadisciplina, no seu percurso histórico, passa de atividade curricular não-obrigatória à área de saber legitimada pela atual LDB. Tomamos como base a compreensão de que, nessa história da disciplina, encontram-se diferentes concepções de ensino da Arte em que se corporificam saberes e práticas que têm como consequência a subjetivação das pessoas. Desta forma, o texto se desenvolve por meio de umanarrativa sobre a história do ensino da Arte no Brasil, a partir da Pedagogia Nova até o período atual, abordando o conceito “modos de subjetivação” de Michel Foucault, visto que cada concepção histórica do ensino da Arte pode ser entendida como uma prática de subjetivação.



Palavras-chave: história do ensino da arte, educação e arte, práticas de subjetivação, história da educação.ENSINO DA ARTE: DE ATIVIDADE À ÁREA DE SABER



Um momento importante no ensino da Arte no Brasil deve-se ao movimento de Arte Moderna de 1922 e ao surgimento da Pedagogia Nova. A novidade que esses acontecimentos e pensamentos trouxeram foi a do ensino da Arte como livre-expressão. Essa perspectiva baseia-se em uma concepção psicopedagógica na qual o desenho infantil passa a ser tomadocomo livre expressão da criança, como uma representação mental passível de análise investigativa e de interpretação.

O Modernismo no Brasil surge como movimento estético que pretende libertar-se dos estilos tidos como ideais do passado. A Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo em 1922, é considerada por muitos historiadores como um movimento separador de águas na cultura brasileira.Muitos dos artistas e intelectuais que participaram e idealizaram esse evento retornaram ao Brasil com idéias de renovação estética através do contato com as vanguardas artísticas européias, entre elas o Cubismo, o Futurismo, o Surrealismo e principalmente o Expressionismo. Podemos destacar, inclusive, que o ensino da Arte como livre-expressão recebeu grande influência das teorias expressionistas,assim como da psicanálise de Sigmund Freud.

Mario de Andrade e Anita Malfati foram artistas modernistas que, além de outros métodos para experimentação e vivência da arte, introduziram a idéia da livre-expressão no ensino de arte para crianças. Esses artistas acreditavam em métodos baseados na expressão e na espontaneidade da criança. Tal processo metodológico baseia-se no conhecido ‘desenholivre’, que muitos devem ter experienciado nas aulas de artes. Os artistas e educadores que idealizavam o ensino de arte através da livre-expressão foram fortemente influenciados pela escola de Frank Cizek na Áustria. Essa escola desenvolvia sua metodologia de ensino de arte baseada no estímulo da criatividade individual e livre, abordando dois conceitos opostos: experiência subjetiva e recogniçãoobjetiva .

A Pedagogia Nova surge no Brasil com a democratização política em 1932, através das idéias de John Dewey. Essas inovações educacionais são aplicadas no país por Nereu Sampaio e Anísio Teixeira. As idéias pragmáticas de Dewey entraram em sintonia com as transformações que apontavam no Brasil. O país buscava uma modernização e as idéias de democracia e ciência gerariam as transformaçõesnecessárias para a sociedade brasileira.

A perspectiva otimista, característica no Brasil, nesse período, era de que a ciência e os avanços da industrialização, gerados pela tecnologia, deveriam ser repassados para a educação por meio de uma concepção de escola renovada. O homem moderno deveria ser preparado para essa nova sociedade que emergia, essencialmente democrática. E as teorias de Dewey...
tracking img