Metodologia do ensino da arte-artes visuais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4061 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE
Artes Visuais

Acadêmica: Márcia Maria Galvão.
Professor: Eliane Hubner
Centro universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI
Curso/ Pedagogia (PED 3810) – Metodologia do Ensino da Arte
Data:03/05/2011.

RESUMO
O trabalho em questão constitui um estudo sobre a metodologia de ensino de artes. Antes de adentrar ao mundo da Arte na Educação Infantil, faz-senecessário conceituar o termo Arte, diante de toda a amplitude da palavra. Arte é uma forma do ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. As artes visuais no contexto do mundo globalizado e suas conseqüentes implicações para a educação. Tem por objetivo principal analisar a enorme presença das artes visuais no mundocontemporâneo, as diversas modalidades visuais e suas especificidades e, por fim, é enfatizada a necessidade das artes visuais serem incorporadas ao currículo escolar como objeto específico de estudo e não como mero facilitador de aprendizagem.

Palavras chave: Arte, Metodologia do ensino de artes, Artes visuais.

1 INTRODUÇÃO

Arte é contemplação, um dos meios mais poderosos e eficazesde chegar à consciência humana e tocar os sentidos do indivíduo. A Arte faz com que o ser humano possa conhecer um pouco da sua história, dos processos criativos de cada uma das linguagens artísticas, o surgimento de novas formas de realizá-la, sempre se aprimorando no decorrer dos anos. A Arte além de integrar pessoas, faz com que elas tenham uma outra forma de se expressar, podendo através delademonstrar aquilo que sente ou pensa, além de fazer com que a pessoa tenha uma análise crítica daquilo que vê, ouve, assiste ou faz, tendo uma base para poder construir uma idéia ou projeto. O ensino da arte nesses últimos anos tem sofrido transformações significativas. Hoje, faz-se necessário que o professor organize um trabalho consistente, através de atividades como: ver, ouvir, mover, sentir,perceber, pensar, descobrir, fazer, expressar, etc., a partir dos elementos da natureza e da cultura, analisando-os e transformando-os. Para desenvolver um bom trabalho de Arte o professor precisa descobrir quais são os interesses, vivências, linguagens, modos de conhecimento de arte e prática de vida de seus alunos. Conhecer os estudantes na sua relação com a própria região, com o Brasil e com omundo, é um ponto de partida imprescindível para um trabalho de educação escolar em Arte que realmente mobilize uma assimilação e uma apreensão de informações na área artística. É nessa relação com o mundo que os estudantes desenvolvem as suas experiências estéticas e artísticas, tanto com as referencias de cada um dos assuntos abordados no programa de Arte, quanto com as áreas da linguagemdesenvolvida pelo professor. O crescente desenvolvimento de recursos eletrônicos, como a computação e a internet, dará continuidade às transformações ininterruptas das linguagens artísticas.
Até meados do século XX se pensava exclusivamente em Artes Plásticas, que era sinônimo de pintura e escultura. Artes Visuais não contempla somente estes dois processos artísticos, mas toda e qualquer modalidade dearte que requer um recorte da visão para construção de sentido, ou seja, observação, pesquisa, experimentação e análise de obras visuais modernas e contemporâneas, reunindo: pintura, escultura e as novas linguagens decorrentes dos meios de reprodução mecânica, como a fotografia, o cinema, o design e a moda. Ou seja, a área das artes visuais é extremamente ampla, pois abrange qualquer forma derepresentação visual (cor e forma). A tendência da arte visual é provocar cada vez mais a participação dos espectadores no processo de significação e de sentido numa época marcada pelo dinamismo da vida urbana e desenvolvimento de recursos eletrônicos. Tópicos abordados neste trabalho: 2.1 Contexto Histórico e Pedagógico da Arte, 2.2 Educação Infantil: Histórico, conceitos e Contextos, 2.3 Artes...
tracking img