Metodologia- etapas do projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3449 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-UNIDADE III

ETAPAS DO PROJETO DE PESQUISA.

3.1 Escolha e delimitação do tema – O tema que se pretende pesquisar sempre é muito importante, assim, deve ser definido sobre o que se pretende pesquisar.

Definido o tema, deve haver a delimitação da pesquisa a ser realizada, ou seja, sua extensão. Por exemplo: suponha-se que o tema escolhido é “Evasão Escolar”, é necessário mencionar “onde”= Estado, capital, determinada região ou escola; em que “nível” = pré-escola, primeiro, segundo ou terceiro grau e finalmente, qual o “enfoque” a ser abordado = psicológico, sociológico, etc.

3.2. Coleta de dados – Definido o tema deve procurar-se a bibliografia sobre o assunto, obtendo-se dessa forma os dados essenciais para elaboração do trabalho. Selecionada as obras que poderão ser úteis,verifica-se a localização das informações necessárias.

3.3 Localização das informações – De posse das obras como fontes de pesquisa sobre o assunto escolhido, localiza-se as informações úteis, através das leituras a seguir:

a) Leitura prévia ou pré-leitura: Nesta leitura se verifica o sumário, prefácio, contracapa, as orelhas do livro, os títulos e subtítulos, páginas salteadas, buscando-seas informações a respeito do assunto. Busca-se, portanto, as informações pertinentes ao tema a ser desenvolvido, selecionando-se nas obras, através da leitura o que será examinado mais detalhadamente.

b) Leitura seletiva: tem por objetivo verificar as obras que obtém as informações úteis para o desenvolvimento do trabalho, busca-se o conteúdo das partes que interessa para a pesquisa a serrealizada, ou seja, faz-se uma nova seleção.

c) Leitura crítica/analítica: essa leitura objetiva a cognição, a compreensão do conteúdo, procedendo-se a análise e interpretação.

d) Leitura interpretativa: Compreendido e analisado o texto, estabelece-se relações, confronta-se ideias, refuta-se ou confirma-se opiniões. Havendo necessidade de ampliação do levantamento bibliográfico, verifica-se nabibliografia de cada obra, nas notas de rodapés, nas referências bibliográficas, a indicação de outras obras a serem pesquisadas sobre o assunto.

3.4. Documentação dos dados (anotações e fichamentos) – As leitura realizadas devem ser registradas, podendo-se valer do método de fichamento, que nada mais é do que “transcrever anotações em fichas, para fins de estudo ou pesquisa.” Assim temos asseguintes fichas:

a) Fichas de indicações bibliográficas: é o conjunto de elementos constante da bibliografia como indicações bibliográficas. Consta-se nela o nome do autor, título da obra, número da edição a partir da 2ª, local de publicação, editora, data da publicação (ano).

b) Fichas de transcrições: Neste tipo de ficha é importante na realização da pesquisa selecionar trechos de autores quepoderão ser utilizados como citações no trabalho. Os trechos deve ser colocado entre aspas , indicando-se no alto da ficha, a bibliografia.

c) Fichas de apreciação: São as anotações do conteúdo a respeito de algumas obras que poderá se fazer comparações com outras obras da mesma área. Anota-se nesta ficha críticas, comentários e opiniões sobre leituras realizadas, evitando desta forma reexamedas fontes bibliográficas.

d) Fichas de esquemas: Refere-se a resumos de capítulos ou obras e planos de trabalho. No primeiro caso facilita revisões da matéria e/ou memorização do conteúdo; no segundo gravar pela anotações planos de trabalho e de redação.

e) Fichas de resumos: Os resumos podem ser descritivos ou informativos. O primeiro, sem dispensa da leitura do texto original, aponta aspartes principais e facilita o processo de seleção bibliográfica, enquanto que o segundo, apesar de dispensar a leitura do texto original se tem em mãos o conteúdo de obras consultadas.

f) Fichas de ideias sugeridas pelas leituras: Quando se pesquisa as obras, pode ocorrer de se encontrar assuntos de outros trabalhos, as chamadas ideias “cometas”, que passam de relance na mente e que se não...
tracking img