Direitp internacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2523 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA-UERR
CURSO DE BACHARELADO EM COMÉRCIO EXTERIOR

UNIÃO EUROPÉIA

Boa vista
2012
ANA CRISTINA DUARTE
ELTON DE OLIVEIRA PEIXOTO
ESTER FALCONE RODRIGUES
FRANCISCA ÉRICA PESSOA CHAGAS
HUDSON LUIS GUEDES
JANAÍNA GLÁUCIA SANTANA DE SOUZA
MARCIA CLÉCIA MOREIRA DE OLIVEIRA

UNIÃO EUROPÉIA

Este trabalho tem por objetivo aobtenção da terceira nota na disciplina de Economia internacional do curso de Bacharelado em Comércio Exterior da Universidade Estadual de Roraima com orientação do professor Marcilio chiacchio.

Boa vista
2012

INTRODUÇÃO
A UE (União Européia) é um bloco econômico, político e social de 27 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica. Estes países sãopoliticamente democráticos, com um Estado de direito em vigor.
Os tratados que definem a União Europeia são: o Tratado da Comunidade Européia do Carvão e do Aço (CECA), o Tratado da Comunidade Econômica Européia (CEE), o Tratado da Comunidade Européia da Energia Atômica (EURATOM) e o Tratado da União Europeia (UE), o Tratado de Maastricht, que estabelece fundamentos da futura integração política. Nesteúltimo tratado, se destaca acordos de segurança e política exterior, assim como a confirmação de uma Constituição Política para a União Europeia e a integração monetária, através do euro.
Para o funcionamento de suas funções, a União Europeia conta com instituições básicas como o Parlamento, a Comissão, o Conselho e o Tribunal de Justiça. Todos estes órgãos possuem representantes de todos os paísesmembros.
Os países membros da União Europeia e os 19 países de maiores economias do mundo fazem parte do G20. Os países da União Europeia também são representados nas reuniões anuais do G-8 (Grupo dos Oito).

UNIÃO EUROPÉIA
A União Europeia é uma parceria econômica e política de características únicas entre 27 países europeus que, em conjunto, abrangem uma grande parte do continente europeu.O projeto europeu deu os primeiros passos no rescaldo da Segunda Guerra Mundial. O seu principal objetivo era o reforço da cooperação econômica, partindo do pressuposto de que os países com relações comerciais estreitas são economicamente dependentes e que tal ajuda a evitar os conflitos.
Desde então, a UE tornou-se um grande mercado único com uma moeda comum, o euro. Aquilo que começara como umaunião puramente econômica converteu-se numa organização ativa em inúmeras áreas, que vão desde a ajuda ao desenvolvimento até ao ambiente.
Durante meio século, a UE foi uma garantia da paz, da estabilidade e da prosperidade, ajudou a melhorar os níveis de vida e criou uma moeda única. Graças à eliminação dos controles nas fronteiras entre os países que a constituem, as pessoas podem agoracircular livremente praticamente por todo o continente. Também passou a ser muito mais fácil viver e trabalhar noutro país da UE.
A UE baseia-se nos princípios do Estado de Direito. Isto significa que todas as medidas tomadas pela UE assentam em tratados, que foram voluntária e democraticamente aprovados por todos os países membros. Neles estão consagrados os objetivos da UE em numerosos domínios deintervenção.
Um dos seus objetivos centrais é promover os direitos humanos tanto na UE como no resto do mundo. A UE assenta nos valores da dignidade humana, liberdade, democracia, igualdade, Estado de Direito e respeito pelos direitos humanos. Desde a assinatura do Tratado de Lisboa, em 2009, todos esses direitos estão reunidos num só documento, a Carta dos Direitos Fundamentais. As instituiçõeseuropeias têm a obrigação legal de respeitá-la, bem como os países da UE sempre que apliquem a legislação europeia.
O mercado único é o principal motor da economia europeia, permitindo a livre circulação de pessoas, bens, serviços e capitais. Outro grande objetivo da UE é precisamente desenvolver o mercado único para garantir que os europeus possam tirar o máximo partido deste importante...
tracking img