Metodologia do ensino fundamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (866 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Goiás
Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação
Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental
Módulo 3
Disciplina: Metodologia de Pesquisa Educacional
Pólo:Rio Verde-GO
Professora: Carmem Thereza Mendonça
Aluno (a): Cristina Aparecida Rosa de Souza
Data: 06/09/2010
JUSTIFICATIVA.


Lendo, o homem viaja para mundos que não conhece epara realidades piores ou melhores que a sua. Conhece costumes diferentes, e, talvez, até passe a questionar a realidade e, através disso, procure melhorá-la.
A palavra ler significa recolher,apanhar, escolher, captar símbolos ou letras com os olhos (Bueno, 1983, p. 653). Todo ser humano pode aprender a ler, desde que alguém lhe ensine e ele tenha disposição para tal tarefa. Mesmo quem não sabeler à escrita, pode conseguir ler, por exemplo, o tempo ao olhar para as nuvens carregadas e fazer previsões; de certo modo, ele está lendo. Lê-se também a natureza, o comportamento dos animais e atémesmo a face de outra pessoa, observando suas feições.
Quem lê algo está tentando encontrar algum significado, procurando uma abertura para o mundo, para a imaginação, querendo ver aidéia do autor, ver se há beleza ou falta dela no pensamento daquele que escreveu o que lhe interessou.
A pessoa que não sabe ler ou ainda não tem idade para realizar tal atividade não deveser privado da beleza deste ato, pois, isto prejudicaria sua visão de mundo e até a construção de suas emoções e personalidade. É neste momento que se nota a importância do leitor, já capacitado, naimagem do pai, da mãe, do irmão mais velho e do professor. Para isso basta a conscientização do leitor disponível de que, a literatura infantil deve fazer parte da vida da criança, pois, é atravésdela que nasce o desejo de aprender a ler, o desejo de saber mais, de a criança desvendar por ela mesma o que está nos livros de histórias.


A leitura não é um ato solitário e...
tracking img