Pesquisa de mercado aplicada - tti

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1 APRESENTAÇÃO 3
2 COLETA DE DADOS 3
3 ANÁLISE PRELIMINAR DOS QUESTIONÁRIOS 3
4 PREMISSAS ASSUMIDAS 4
5 SUGESTÃO DE QUESITOS 5
6 SIMULADOR DE FINANCIAMENTO 5
7 PLANILHA INICIAL DE ESTUDO 5
8 PLANILHAS DESMEMBRADAS 5
9 ANÁLISE DA TABELA PARA 2 DORMITÓRIOS 6
10 ANÁLISE DA TABELA PARA 3 DORMITÓRIOS 6
11 CONCLUSÃO 7

1 APRESENTAÇÃO
A presente pesquisa visa identificar algunsfatores que influenciam de modo positivo ou negativo na valorização dos imóveis pesquisados.
Escolhemos 06 (seis) apartamentos na Região Nordeste da cidade de Belo Horizonte, no bairro Renascença.
Para essa avaliação dividimos os imóveis pesquisados em dois grupos de acordo com o número de quartos.
Fatores externos avaliados:
• Proximidade de locais de lazer;
• Proximidade de centroscomerciais;
• Proximidade de vias movimentadas, de trânsito rápido;
• Classificação do bairro, segundo a classe de renda dos moradores.

2 COLETA DE DADOS
A partir do questionário básico apresentado, coletamos informações sobre os 06 apartamentos situados na região nordeste (Bairro Renascença) de Belo Horizonte.
Foram analisados os dados de 03 imóveis de 2 quartos e 03 imóveis de 3quartos, conforme questionários preenchidos que estão anexados ao trabalho, com as denominações a partir de imóvel número 1 até imóvel de número 6.
.
3 ANÁLISE PRELIMINAR DOS QUESTIONÁRIOS
Analisamos os dados contidos no questionário de cada apartamento. Incluímos outros dados relevantes que encontramos em pesquisas feitas pela internet.
Itens comuns nos imóveis:
• Todos os apartamentosavaliados não tem porteiro 24 horas
• Todos os apartamentos possuem área de serviço e instalação para máquina de lavar roupas.
• Todos os apartamentos se encontram no mesmo bairro.
• Todos os apartamentos possuem portão eletrônico e interfone.
Por isso, estes dados não foram considerados na avaliação das causas de diferenças nos valores dos imóveis pesquisados.

4 PREMISSAS ASSUMIDAS
Parafacilitar o trabalho de separar os fatores mais relevantes dos menos importantes, assumimos certas premissas:

1. Consideramos como grandes centros de lazer e de compras: O Minas Shopping, Extra Hipermercados, Supermercado Epa Plus, Praça Urupês. A distância dos imóveis dos centros compras e lazer foi considerada importante para nossa análise porque o bairro escolhido na pesquisa está próximo destescentros citados acima, com isso os itens ficaram bem equilibrados em relação à possível valoração dos imóveis.

2. Consideramos como ponto importante em nossa pesquisa a proximidade dos imóveis de vias de acesso rápido ao bairro como a Rua Jacuí, Avenida Clara Nunes e Avenida Bernardo Vasconcelos. A Rua Jacuí é uma rua com grande concentração de comércio, postos de gasolina, médicos, clínicas e quedá acesso rápido a Avenida Cristiano Machado. Outro ponto importante em nossa análise foi a menor distância entre os imóveis pesquisados e diversas Escolas de ensino Infantil, Fundamental e nível médio e também da Faculdade Universo e o Colégio Magnum Agostiniano.

3. O estado de conservação do imóvel foi relacionado com sua idade, isto é, os mais novos supõem-se mais bem conservados e commelhor infraestrutura como os que têm dois elevadores, revestimento em pastilha, jardinagem.

4. Vimos que os imóveis avaliados estão bem localizados quanto a distância de favelas, o que não significa que este seja o único fator indicativo de violência, porém trás mais tranquilidade aos moradores do bairro e futuros compradores.

5. Consideramos apenas a área construída total do apartamento, poisé um dado relevante para efeito de avaliação e comparação dos imóveis.

6. Após análise dos 06 apartamentos, concluímos que os imóveis pesquisados no bairro Renascença estão dentro dos padrões de avaliação do IPEAD – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis de Minas Gerais. Vimos na pesquisa fatores positivos e negativos, mas que nos levaram a crer que é um bom...
tracking img