Metodologia do ensino da lingua portuguesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (383 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PORTIFÓLIO

QUAIS PODERÃO SER AS CONSEQUÊNCIAS PARA UMA CRIANÇA DE OITO ANOS QUE AINDA PERSISTE COM O PROCESSO FONOLÓGICO DE DESVOZEAMENTO?
COMO PROFESSOR, QUAL SERIA A SUA ATITUDE DIANTE DESSASITUAÇÃO?

Não é raro observar crianças que apresentem alterações de fala e voz na prática fonoaudiológica.
Crianças com alterações de fala caracterizadas pelo ensurdecimento podem apresentardificuldade no controle laríngeo. Devido a essa dificuldade tais crianças emitem um fonema próximo cuja produção, facilitada pela ausência de participação glótica, seria percebida como o correlato surdo.Crianças que trocam sons sonoros por surdos apresentam freqüência fundamental mais baixa, produzem repetições silábicas mais lentamente e realizam repetições arrítmicas, indicando dificuldades nocontrole motor oral e glótico. A alteração da dinâmica vibratória das pregas vocais provoca vibrações aperiódicas e irregulares, decorrentes do desequilíbrio entre a tensão mio elástica e a pressão dacorrente aérea subglótica o que pode dificultar a pré-sonoridade. Na infância, essas alterações da produção vocal são causadas, sobretudo pela presença de nódulos vocais, principal etiologia da disfoniainfantil, cuja prevalência é de 6 a 9% na população A investigação do mecanismo de produção do fonema sonoro também indicou o abaixamento da laringe durante a produção de fonemas plosivos sonoros comoelemento funcional que permite a diminuição da tensão facilitando a sonorização. Portanto, qualquer descontrole do funcionamento laríngeo poderia dificultar a sonorização. Pelo acoplamento da fonteglótica, as consoantes sonoras são menos intensas e mais graves do que suas correspondentes surdas.
Mais recentemente, um estudo apontou que a análise acústica da fala de crianças com e sem transtornofonológico permite verificar que algumas palavras, dependendo de seus contextos fonêmicos e fonéticos, facilitam mais que outras a produção, a percepção e, por fim o estabelecimento do contraste de...
tracking img