Projeto de arquivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1686 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE

SECRETARIADO EXECUTIVO

JULIANA EYNG DAGOSTIN
JULIANA SPRICIGO
MARLI APARECIDA RIVATTO MOREIRA
SIMONE GONÇALVES MIRANDA
VANESSA FERNANDES ANTUNES

NOTA MUITO BOM! 10.0

PROJETO DE ARQUIVO

CRICIÚMA, JUNHO DE 2006.
JULIANA EYNG DAGOSTIN
JULIANA SPRICIGO
MARLI APARECIDA RIVATTO MOREIRA
SIMONE GONÇALVES MIRANDA
VANESSA FERNANDES ANTUNESPROJETO DE ARQUIVO

Trabalho acadêmico solicitado pela Professora Jucélia Abel como cumprimento parcial da disciplina de Estágio Supervisionado III da 7ª fase do Curso de Secretariado Executivo da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.

CRICIÚMA, JUNHO DE 2006.
INTRODUÇÃO

Este projeto foi desenvolvido na Diretoria de Pós-Graduação daUniversidade do Extremo Sul Catarinense, ele faz parte da complementação da parte teórica da disciplina de Estágio Supervisionado III, onde estaremos apresentando a situação real do arquivo e posteriormente sugerindo melhorias para que o arquivo se mantenha organizado diariamente.
Como este departamento é um setor que atende diariamente o público interno e externo e possui um fluxo grande de documentos,diversas pessoas podem ter acesso ao mesmo dificultando sua organização.
Iremos propor a implantação de uma nova metodologia de arquivamento no arquivo de “certificados”, visando a busca da agilidade na localização dos documentos.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1. HISTÓRICO PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE

Percebendo a grande demanda e o propósito de especializarprofissionais das mais diversas áreas de competência, em 1980 a FUCRI , hoje UNESC, deu o primeiro passo na implantação de cursos de Pós-graduação "lato sensu". Desde então, foram oferecidos mais de 150 cursos nessa modalidade, formando perto de 4 mil especialistas.
A partir de 1998 foram implantados cursos conveniados, ampliando as parcerias e favorecendo a troca de experiências entre asInstituições envolvidas e beneficiando um número significativo de docentes da UNESC e profissionais da região.
Em 2002, a UNESC teve seu primeiro mestrado próprio: Ciências Ambientais, recomendado pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes. No final de 2004 mais dois mestrados próprios foram recomendados pela CAPES: Educação e Ciências da Saúde. O mestrado em CiênciasAmbientais, por sua vez, foi reavaliado pela CAPES com o seu conceito passando para 4. Trata-se do único mestrado próprio do Sistema Acafe com esse conceito.

2. DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE

A Pós-Graduação da UNESC teve início nos anos 80. Desde então guarda forte vínculo com as linhas de pesquisa dos cursos de graduação, encontrando-se ainda,sintonizada com as demandas regionais.
São 26 anos de pós-graduação. Nesse período, foram mais de 150 cursos na especialização. Nos mestrados são três programas próprios todos com recomendação CAPES, tornando o diploma aceito em qualquer instituição superior do Brasil e também em nível mundial.
Na UNESC você conta com a experiência e a infra-estrutura de quem faz pós-graduação com qualidade.Estrutura essa, que você encontra na biblioteca com vasto acervo de livros e periódicos, além de vídeos, CDs de diversas áreas e acesso gratuito à internet. Conta também, com modernas salas de aula, ambiente climatizado, equipamentos de áudio e modernos laboratórios.
Todos os cursos são ministrados por profissionais com forte concepção teórica, amplo conhecimento e vivência da realidade do mercado edas organizações.

3. ARQUIVOS

3.1 Conceito de Arquivos

Antigamente arquivo significava um simples depósito de documentos, papéis, sem muita importância. Atualmente este conceito foi reformulado, hoje se entende que arquivo é um local destinado ao depósito de vários tipos de documentos, que após seu encaminhamento deve ser guardado em um local para eventualidades que possam...
tracking img