Metodologia cientifica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1152 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA ESQUELÉTICO
O esqueleto é responsável pela sustentação do corpo, da proteção dos órgãos e fornece pontos de apoio para fixação dos músculos.
É constituído de ossos e cartilagens de articulação, que formam um sistema de alavancas movimentadas pelos músculos.
O esqueleto humano pode ser dividido em duas partes:
1-Esqueleto axial: caixa craniana, caixa torácica e coluna vertebral. 
A mandíbula é o único osso móvel da cabeça que serve para a mastigação.
 Observações:
a) - no osso esfenóide existe uma depressão denominada de sela turca onde se encontra uma das menores e mais importantes glândulas do corpo humano - a hipófise, no centro geométrico do crânio. 
b) - Fontanela ou moleira é o nome dado à região alta e mediana, da cabeça da criança, que facilita apassagem da mesma no canal do parto; após o nascimento, será substituída por osso.
 2-Esqueleto apendicular: a cintura escapular, formada pelas escápulas e clavículas; cintura pélvica, formada pelos ossos ilíacos (da bacia) e o esqueleto dos membros (superiores ou anteriores e inferiores ou posteriores).

A coluna vertebral é formada pelas vértebras, que são uma série de anéis com um orifíciocentral, pelo qual passa a medula espinal, órgão nervoso de fundamental importância.
As vértebras são 33 e não são todas iguais; divididas em: As primeiras 7 vértebras se denominam cervicais; a primeira se chama atlas e a segunda áxis. Depois das cervicais 12 vértebras dorsais que unem-se as costelas, fechando a caixa torácica, protegendo os órgãos contidos no tórax. Após as dorsais 5 vértebraslombares. A estas, 5 vértebras soldadas entre si, que formam o osso sacro e, por último, as 4 ou 5 rudimentarias., recebe o nome de cóccix ou osso caudal.
 
Discos cartilaginosos são as articulações que se interpõe entre as vértebras e da mobilidade a coluna vertebral, garantindo a esta a máxima resistência.
 Caixa torácica: É formada pela região torácica, coluna vertebral, osso esterno ecostelas, que são em número de 12 de cada lado, sendo as 7 primeiras verdadeiras (se inserem diretamente no esterno), 3 falsas (se reúnem e depois se unem ao esterno), e 2 flutuantes (com extremidades anteriores livres, não se fixando ao esterno).

Esqueleto apendicular
a)- Membros e cinturas articulares
Braços: começam com o ombro formado pela clavícula e pela escápula. A articulação do ombro ébastante móvel, o que permite mover o braço em todas as direções; esta articulação junto com a do quadril é uma das mais importantes no corpo humano. O osso do braço é o úmero, longo e robusto; o antebraço é formado pelos ossos: rádio e Ulna (cúbito). O rádio termina no cotovelo com a articulação e o ulnam (cúbito) apresenta (em correspondência com o cotovelo) um saliente que não permite aoantebraço pregar-se quando está distendido em linha reta com o braço. Com os dois ossos do antebraço se articula na sua parte inferior a mão.
Mão: é formada por 13 ossos pequenos: 8 são chamados ossos do carpo, são os que formam o punho; 5 são os metacarpos e que correspondem à superfície dorso-palmar da mão.
dedos da mão, formados pela primeira, segunda e terceira falanges (o polegar tem só dois).
 Pernas: estão unidos ao osso sacro por meio de um sistema de ossos que são denominados cintura pélvica ou pélvis, que é formada pela fusão de 3 ossos: íleo, ísquio e púbis. Com a pélvis se articula o fêmur, osso do quadril que é o mais longo e mais forte de todo o corpo. Na sua parte inferior o fêmur se une à tíbia e ao Fíbula (perônio), que são os 2 ossos da perna. Esta união tem lugar naarticulação do joelho, do qual forma parte a Patela (rótula) e os meniscos (dois discos cartilaginosos cuja rotura é muito freqüente em alguns esportistas). Interpostos entre os côndilos femorais, a tíbia e o fíbula (perônio). Por último, aos ossos da perna se articulam com os do pé.
Pé: o calcâneo, o astrágalo, os ossos metatarsos, os dos dedos que têm 3 falanges, exceto o primeiro que tem...
tracking img