Eletrecidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1378 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Eletricidade

A eletricidade é um termo geral que abrange uma variedade de fenômenos resultantes da presença e do fluxo de carga elétrica. Esses incluem muitos fenômenos facilmente reconhecíveis, tais como relâmpagos, eletricidade estática, e correntes elétricas em fios elétricos. Além disso, a eletricidade engloba conceitos menos conhecidos, como o campo eletromagnético e induçãoeletromagnética.
A palavra deriva do termo em neolatim "ēlectricus", que por sua vez deriva do latim clássico "electrum", "amante do ambar", termo esse cunhado a partir do termo grego ήλεκτρον (elétrons) no ano de 1600 e traduzido para o português como âmbar. O termo remonta às primeiras observações mais atentas sobre o assunto, feitas esfregando-se pedaços de âmbar e pele.
No uso geral, a palavra"eletricidade" se refere de forma igualmente satisfatória a uma série de efeitos físicos. Em um contexto científico, no entanto, o termo é muito geral para ser empregado de forma única, e conceitos distintos contudo a ele diretamente relacionados são usualmente melhor identificadas por termos ou expressões específicos.

Corpo eletrizado

O processo de eletrização de um corpo é semelhante ao de um átomo.Se num corpo o número de prótons for igual ao número de elétrons, dizemos que ele está neutro. Quando um corpo apresenta uma falta ou um excesso de elétrons, ele adquire uma carga elétrica Q, que é sempre um número inteiro n de elétrons, de modo que:

Q = n. e

Portanto, um corpo pode ser:
a) eletrizado positivamente: falta de elétrons Q = + n. e
b) eletrizado negativamente: excessode elétrons Q = – n. e

Portanto:

Quando um corpo perde elétron chamamos de cátion (+). Já quando um corpo ganha elétrons chamamos de ânion (-).
Um corpo é eletricamente neutro, pois ele é composto de átomos. Sabemos que um corpo está totalmente eletrizado quando o número total de prótons que ele possui é totalmente diferente do número total de elétrons.

Quantidade de eletricidade(Q)

Considerando o número de cargas elétricas, em grande quantidade em um corpo, e representado pela letra n. Para descobrir o valor de n, devemos tirar a diferença do número de elétrons, com o número de prótons, transformando-os em um valor absoluto. Para descobrirmos o valor de n, devemos usar a seguinte equação:

Já para descobrir a quantidade de eletricidade (carga elétrica), deum corpo devemos usar a seguinte equação:

Quando os corpos estiverem eletrizados positivamente, devemos usar o sinal de +, já quando os corpos estiverem eletrizados negativamente, devemos usar o sinal de -.

Corrente e Tensão Elétrica

A corrente elétrica (AO 1945: corrente eléctrica) é o fluxo ordenado de partículas portadoras de carga elétrica, ou também, é o deslocamento de cargasdentro de um condutor, quando existe uma diferença de potencial elétrico entre as extremidades. Tal deslocamento procura restabelecer o equilíbrio desfeito pela ação de um campo elétrico ou outros meios (reação química, atrito, luz, etc.) .
Sabe-se que, microscopicamente, as cargas livres estão em movimento aleatório devido à agitação térmica. Apesar desse movimento desordenado, ao estabelecermosum campo elétrico na região das cargas, verifica-se um movimento ordenado que se apresenta superposto ao primeiro. Esse movimento recebe o nome de movimento de deriva das cargas livres.
Raios são exemplos de corrente elétrica, bem como o vento solar, porém a mais conhecida, provavelmente, é a do fluxo de elétrons ou electrões através de um condutor elétrico, geralmente metálico.
Aintensidade I da corrente elétrica é definida como a razão entre o módulo da quantidade de carga ΔQ que atravessa certa secção transversal (corte feito ao longo da menor dimensão de um corpo) do condutor em um intervalo de tempo Δt.

A unidade padrão no SI para medida de intensidade de corrente é o ampère (A). A corrente elétrica é também chamada informalmente de amperagem. Embora seja um termo...
tracking img