Trabalho pronto de nalini

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3044 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. CONCEITO DE ÉTICA

Nesta obra, José Renato Nalini parte de uma análise dos vários tipos de ética, como por exemplo, a empírica, dos bens, formal, e dos valores, compilando as inúmeras abordagens feitas ao longo da história por diversos autores que se ocuparam do assunto.
O conceito de Ética que Nalini traz, é que a ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. É umaciência, pois tem objeto próprio, e método próprio.
Com exatidão maior, o autor diz que o objeto da ética é a moralidade positiva, ou seja, é o conjunto de regras de comportamento e formas de vida através dos quais tende o homem a realizar o valor do bem. Nalini diz que a ética é uma disciplina normativa, não por criar normas, mas por descobri-las e elucidá-las. Mostrando as pessoas os valores eprincípios que devem nortear sua existência, a ética, aprimora e desenvolve seu sentido moral e influencia a conduta.
Nesse primeiro momento do livro, Nalini demonstra que a ética é tema que nunca deixou de preocupar a humanidade, e não houve um filósofo que não a examinou.
Por fim, o primeiro compromisso ético de quem se dispõe a abraçar uma carreira é bem conhecê-la. Reforce-se o caráter eatile-se a consciência. O estudo sério das disciplinas necessárias ao bom desempenho profissional virá por acréscimo, conclui Nalini.

2. RELAÇÃO DA ÉTICA COM OUTRAS CIÊNCIAS E ESFERAS DO PENSAMENTO

Ética e Filosofia: Concebida como conjunto sistemático de conhecimentos racionais e objetivos concernentes ao comportamento moral humano, para Nalini, a Ética já não é mero capítulo daFilosofia. A Ética é ciência, pois uma ética científica pressupõe necessariamente uma concepção filosófica imanentista e racionalista do mundo e do homem, na qual se eliminem instâncias ou fatores extramundanos ou super-humanos e irracionais.
Ética e Moral: Segundo o autor, moral é objeto da Ética, mas a relação que se estabelece entre a Ética, um dos capítulos da teoria da conduta e a moralidadepositiva, como fato cultural, é a mesma que pode ser encontrada entre uma doutrina cientifica e seu objeto. Ética e Psicologia: As relações entre Ética e Psicologia são íntimas. A explicação psicológica do comportamento humano possibilita a compreensão das condições subjetivas dos atos dos indivíduos e, deste modo, contribui para a compreensão da sua dimensão moral. Nalini conclui que no estudo ético, apsicologia é ciência auxiliar.
A Ética e a Sociologia: A ética estuda o ser humano como entidade gregária, no seu contato com os semelhantes, esse contato acarreta que a criatura se comporte sob o efeito de influencias social. Ou seja, Nalini fala sobre as pessoas e de seu comportamento quando está em público, no meio social.
Ética e Antropologia Social: Conhecer a antropologia social facilita adistinção entre as normas morais permanentes ou absolutas, detectáveis em qualquer tipo de sociedade e em todos os contextos históricos, daquelas vinculadas a um modelo concreto e tendente a desaparecer com ele. Com isso Nalini fala de como condutas que hoje para a sociedade atual parece algo imoral, antigamente era visto como deveres para com certa forma de vida social.
Ética e a História:Moral sempre existiu desde que o homem vive gregariamente. As conclusões históricas devem contribuir para que a ética se desvincule de uma concepção absolutista ou supra-histórica da moral..
Ética e a Economia Política: O mundo econômico não pode se distanciar do mundo moral. Para Nalini a moral é egoísta e individualista, na medida em que o trabalho se vende como mercadoria e que o objetivo maior éo lucro.
A Ética e o Direito: A forma de comportamento humano jurídica é para Nalini a que guarda maior intimidade com a moral, já que ética não é se não a ciência do comportamento moral do homem na sociedade. Direito e moral disciplinam a relação entre os homens por meio de normas que impõe conduta obrigatória a seus destinatários.

3. DOS DEVERES ÉTICOS DA FAMÍLIA

A família é o...
tracking img