Metodologia cientifica artigo arquitetonico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1647 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Metodologia de Pesquisa em Arquitetura
A Pesquisa Aplicada
A pesquisa científica não é muito comum em nossa profissão. Normalmente, quando somos levados à tarefa da pesquisa, o fazemos por exigência de um trabalho concreto: intervenção sobre uma área urbana habitada, restauração de um edifício de interesse histórico ou mesmo levantamentos preliminares feitos para projetos de escolas, hospitais,grandes obras habitacionais, etc. O trabalho do arquiteto tem, portanto, se utilizado, com maior constância, da chamada pesquisa aplicada, que se volta para a solução de um problema em si, sem se preocupar com a construção ou a defesa de uma teoria, embora, ao solucionar um problema concreto de sua época, também contribua com um novo conhecimento, que se agrega ao acervo da sociedade e acrescentadados para estudos posteriores.

Pirâmide do Louvre - Ieoh Ming Pei (Paris, 1983 - 1989)

Metodologia de Pesquisa em Arquitetura
A Pesquisa Científica
A pesquisa científica tem finalidades que a diferenciam da pesquisa aplicada. Seu objetivo é a comprovação de uma tese e, para tanto, deve reunir os múltiplos elementos que compõem a totalidade do conhecimento sobre o objeto. Outrosprofissionais mais afeitos à atividade acadêmica: sociólogos, filósofos e historiadores, por exemplo, têmse dedicado mais freqüentemente à ciência. Entretanto, é da maior importância para o desenvolvimento teórico da arquitetura e para o próprio conhecimento da profissão que, cada vez mais, arquitetos se dediquem ao estudo do fenômeno arquitetônico, que é arte e, como tal, obra humana e histórica,interligada a outras manifestações da sociedade.

Leonardo da Vinci – Estudos Anatômicos / laringe e perna (1510)

Metodologia de Pesquisa em Arquitetura
O Arquiteto e o Papel em Branco
Ao deparar-se com o papel em branco, mesmo não sabendo, o arquiteto busca em sua memória a matéria prima da criação acumulada ao longo da história. Para Marx, a História não é uma compilação de fatos memoráveis quese sucedem ao longo do tempo e determinam resultados sobre as gerações posteriores, mas “A sucessão de diferentes gerações cada uma das quais explora os materiais, os capitais e as forças de produção a ela transmitidas pelas gerações anteriores; ou seja, de um lado prossegue em condições completamente diferentes a atividade precedente, enquanto, de outro lado, modifica as circunstânciasanteriores através de uma atividade totalmente diversa”. (1)

Arquiteto do século XIX, trabalhando em sua prancheta 1) Karl Marx & Friedrich Engels: A Ideologia Alemã (1845 / 1846)

Metodologia de Pesquisa em Arquitetura
A Dimensão Histórica da Arquitetura
A rigor, não existe uma história da arquitetura isolada da história da civilização, mas uma história da aventura humana que produz arte aoconstruir seu habitat. É neste entrelaçamento entre a produção material e a representação humana traduzida em arte, sobre as condições dadas à sua época, que reside a dimensão histórica da arquitetura e sua transcendência ao longo do tempo para as gerações sucedentes.

“ mi mayor interés está principalmente concentrado en el propósito de mostrar sus relaciones recíprocas con las actividades humanas yla semejanza de métodos que se emplean hoy día, lo mismo en construcción, pintura, urbanística y la ciencia.” (2)

(2) Siegfried Giedion: Spacio, Tiempo y Arquitectura (1940/1966) Il Campo (Siena - Itália)

Metodologia de Pesquisa em Arquitetura
O Método
A metodologia a ser empregada na análise do objeto deve ser também explicitada desde o início do trabalho, e se relaciona diretamente como referencial teórico da pesquisa. A definição do universo a ser pesquisado, o tratamento a ser dado às informações colhidas e a compreensão que delas se extrai são parte da definição metodológica. O método é essencial para a definição do enfoque a ser dado ao objeto pesquisado e não deve ser confundido com a técnica de pesquisa. O método orienta a pesquisa. Para Abbagnano, em seu Dicionário de...
tracking img