Epistemologia? epistemologias! fundamentos conceituais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1172 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Epistemologia? Epistemologias! Fundamentos conceituais
Raimundo Nonato Junior propõe um estudo para a compreensão do processo de formação e significação da Epistemologia, para que seja possível pensar sobre as Ciências da assessoria.
Os fundamentos da Epistemologia estão ligados aos primeiros estudos da mitologia e dos filósofos da natureza: Tales, Anaximandro e Anaxímenes, todos oriundos deMileto. Dentre estes o segundo se destacava, pois pensava o conhecimento como produção de um universo de possibilidades vindas do apeíron – o ilimitado e integrado com todas as dimensões das matérias físicas e subjetivas. Zenão de Eléia, por sua vez, afirmou que é necessário questionar sobre o que sabemos para evidenciar o que não conseguimos compreender. A partir desses pensamentos os filósofosSócrates, Platão e Aristóteles se tornaram celebres. Mas, a Epistemologia voltada para esse período está ligada as questões metafísicas e psicológicas. Ela passará a ser vista como disciplina autônoma a partir da Idade Moderna com as colaborações de Francis Bacon, Jhon Locke, George Berkeley, David Hume, Leibnitz e Immanuel Kant. A obra desses autores tratava de instaurar um campo epistemológicocrítico.
Kant influenciou sobremaneira a formação das Ciências e Filosofias da Modernidade. Ele propôs quatro vias para o conhecimento: 1. A transição do Fenoumenom (aparência da realidade- senso comum) para o Noumenom (essência). 2. O homem necessita organizar a sua vida prática, tendo como diretriz a compreensão da razão. 3. O ideário da esperança, que inclui conhecimentos como os da religião. 4. Ohomem é colocado como objeto de conhecimento e evolui a partir do aprimoramento lógico de sua razão prática.
Muitos autores se fundamentaram na Crítica da Razão Pura para formular teorias, como Jean Piaget – Teorias Psicogenéticas da Educação. Mas, há críticas atuais sobre os referenciais kantianos, os quais excedem na centralização da razão e no progresso, pois propõem a estruturação dopensamento científico a partir da evolução da razão.
O Círculo de Viena tratava-se de um grupo de intelectuais que inauguraram a noção de Epistemologia Profissional. Influenciaram a Alemanha, França, Tcheco-Eslovaquia e Suíça. E despertaram na Filosofia atual o rigor, o autocontrole intelectual, a metodologia e o legado de um vasto material para exame. Mas, essa tradição estava voltada para o empirismoe a indução de Bacon, Hume, Berkeley, Comte e Mach e era contraria a linha científica, o que levou a produção de uma Epistemologia Artificial incompatível com a ciência real. Nos séculos, XX e XXI ocorreu o crescimento quantitativo e qualitativo dos estudos epistemológicos levando a área a se posicionar como ampla, central e geral das teorias do conhecimento. Assim, o significado de Epistemologiadependerá das abordagens filosóficas de cada estudioso, suas filiações teóricas, seu objeto de estudo e da natureza de sua ciência, e da contribuição de outras correntes de forma interdisciplinar.
Raimundo Nonato Junior foca seus estudos na Teoria do Conhecimento Científico ou Teoria da Ciência, e busca compreender o processo de teorização e validação do conhecimento científico, no que serefere à produção e a conceituação dos conhecimentos das assessorias e como eles se mantêm na sociedade.
A Teoria da Ciência estrutura a parte teórica de alguma área do conhecimento, explicando-a, avaliando-a ou refutando-a. Na área secretarial são levantadas as seguintes questões: o que é conhecimento das assessorias? Como compreender as categorias intelectuais presentes no estudo de cada assessor?Como as informações se interligam com outros saberes científicos? Questionamentos são necessários, devido à mobilidade do conhecimento, que está em constante transformação.
A Epistemologia atual busca ser útil a Ciência e a sociedade. Há pressupostos que indicam sua utilidade: Refere-se à Ciência propriamente dita; ocupa-se de problemas filosóficos ligados a investigação científica ou a...
tracking img