Metodolo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1517 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
CURSO DE DESENHO INDUSTRIAL
DISCIPLINA DE METODOLOGIA DE PESQUISA

PLANO DE PESQUISA

Ana Beatriz Ayres
Turma: 6 C1
Data: 31/05/2012
1- Título

Manual tipográfico do século XXI – Guia para designers gráficos.

2 – Introdução

2.1 - Tema de Pesquisa

Em um mundo repleto de mensagens, onde a informação se torna cada vez mais preciosa, atipografia nos envolve em todos os momentos do dia.
Por possuir uma característica funcional, está presente em muitas formas de comunicação. Como nos jornais, revistas, televisão, internet, placas de sinalização e etc.
De acordo com Samara (2011) a tipografia enquanto forma de comunicação, tem potencial para expressões profundas e emocionais.
Há milhares de anos a humanidade descobriu um modode compartilhar pensamentos e sentimentos por sinais e signos, dando início a linguagem.
Os primeiros ensaios sobre o surgimento da tipografia nasceram do homem primitivo através dos seus desenhos em paus e pedras. Esses desenhos expressavam acontecimentos do cotidiano.

De acordo com Ribeiro (1998), a escrita feita com desenhos rudimentares chama-se pictografia do grego “pictus” significapintado e “grafe” significa descrição.

A escrita nasceu da necessidade do homem de poder se comunicar e transmitir informações, tornando-se possível armazenar conhecimentos em uma escala muitas vezes superior àquela até então existente. Surgida entre diferentes povos, a escrita passou a atuar como instrumento de aproximação cultural e social.

Antes da tecnologia impressa que conhecemos hoje,os livros eram produzidos por escribas ou escrivão (pessoas que na antiguidade dominavam a escrita).
O processo da escrita de um livro era manual, muito trabalhoso e demorado. O alemão Johann Gutenberg criou o primeiro processo de impressão, usando tipos móveis em letras de madeira. O primeiro livro produzido em massa foi “A Bíblia de Gutenberg” produzida há mais de quinhentos anos atrás querevolucionou a escrita até os dias atuais.
“A impressão com tipos móveis permitia a produção em massa. Grandes quantidades de letras podiam ser fundidas a partir de um molde e concatenadas em “formas”. Depois que as páginas eram revisadas, corrigidas e impressas, as letras eram dispensadas em caixas subdivididas para a reutilização.” (LUPTON, 2006 p.13)

O presente projeto é o desenvolvimento de ummanual de tipografias projetadas no século XXI.
Destinado a designers amadores, o guia trará ao leitor ideias, inspiração e o conceito básico para o bom uso de tipos em projetos gráficos.
A escolha da fonte dentro de um projeto gráfico é de fundamental importância. Não existe uma indicação exata, quando se deseja escolher as fontes para um determinado tipo de trabalho, porém alguns cuidadosdevem ser tomados, levando em conta aspectos importantes como, técnicas e conceitos, relacionando estes mesmos com as características próprias de cada projeto específico, como o usuário que se pretende atingir.
O importante é que todos os elementos estejam em harmonia para que a mensagem possa ser passada de forma clara e objetiva.
Segundo (Bringhurst, 2008) “A tipografia é uma arte que pode sermal utilizada”.
O projeto trará um histórico de famílias tipográficas criadas no século XXI e contará com uma análise da anatomia das letras. De acordo com (Samara, 2006) É possível reconhecer as pequenas diferenças entre as formas, através da anatomia das letras, auxiliando o designer a entender o que faz uma letra se comportar de determinada maneira.

Através de pesquisas históricasmapeando as famílias tipográficas projetadas no século XXI e suas devidas análises formais, o manual de tipografia contará com capítulos objetivos, práticos e de fácil entendimento.
A intenção do manual, ou como se diz no dicionário, livro de instruções, é ampliar os conhecimentos de tipografia e direcionar o melhor uso da mesma. Atualmente existem livros como o Guia de Tipografia de Timothy Samara...
tracking img