Sismica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

A Geofísica é uma ciência que estuda a Terra usando medidas físicas tomadas normalmente na sua superfície, envolvendo o estudo de partes profundas da Terra geralmente inacessíveis às observações diretas. Através da interpretação das observações realizadas na superfície, são geradas informações úteis sobre a estrutura e a composição das zonas inacessíveis em grandes profundidades.Quase todo o conhecimento sobre áreas abaixo de profundidades limitadas por poços e minas subterrâneas provém de observações geofísicas.
As ondas sísmicas podem ter origem natural, como nos terremotos ou geradas artificialmente através de explosões na superfície. Em levantamentos sísmicos terrestres as explosões são geradas por dinamite e em levantamentos marítimos são geradas por canhões dear comprimido.
Após a emissão da onda, esta passa a se propagar para o interior da terra, voltando para a superfície através do fenômeno da reflexão. A perturbação gerada na superfície no retorno desta onda é captada na superfície por receptores que têm a função de transformar esta perturbação (energia cinética ou de pressão)em sinais elétricos para posterior processamento adequado. Em levantamentos terrestres estes receptores são chamados de geofones (eletromagnéticos) e em levantamentos marítimos são chamados de hidrofones (piezoelétricos).
A forte utilização da sísmica na exploração e desenvolvimento de reservatórios de hidrocarbonetos deve-se à sua larga e densa amostragem tanto em área quantoem profundidade aliada ao contínuo refinamento de técnicas de tratamento e interpretação dos dados sísmicos. O desenvolvimento de tecnologias nas áreas de aquisição, processamento e interpretação dos dados sísmicos, aliado ao estudo das relações entre propriedades sísmicas, propriedades petrofísicas e condições ambientais, tornaram esta técnica indiscutivelmente a mais poderosa ferramenta deexploração e uma das mais importantes na caracterização de reservatórios de petróleo.

2 MOTIVAÇÃO DO GRUPO PARA ESCOLHA DO TEMA
O tema será abordado pelo grupo pelo fato de sua importância ser fundamental nos processos decisórios nos ambientes que o circundam, fazendo com que o conhecimento adquirido através deste trabalho seja absorvido em sua essência para futuras pesquisas, base para outrasmatérias da grade curricular e principalmente, para o uso futuro no âmbito profissional.

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
As disciplinas que servirão de base para a composição deste trabalho serão as seguintes:
a) Perfuração e Completação 1;
b) Métodos indiretos de prospecção;
c) Geologia;
d) Física;
e) Estatística.

4 BASES CIENTÍFICAS

Teremos como bases artigos, teses, relatóriose textos com reconhecimento de órgãos respeitados afim de dar mais credibilidade e certeza neste trabalho.

5 DESENVOLVIMENTO
A análise e interpretação de dados sísmicos ocupam hoje um papel importante no processo de prospecção de Petróleo, pois permite fornecer, a um custo relativamente baixo, o delineamento das formações geológicas propícias à acumulação de hidrocarbonetos.
6 CONCEITOSPara conhecer informações de subsuperfície, um dos métodos mais empregados na indústria do petróleo é o método sísmico. Este método consiste em analisar a propagação de ondas sísmicas através das rochas de subsuperfície que se deseja conhecer.
As ondas sísmicas podem ter origem natural, como nos terremotos ou geradas artificialmente através deexplosões na superfície. Em levantamentos sísmicos terrestres as explosões são geradas por dinamite e em levantamentos marítimos são geradas por canhões de ar comprimido.
Após a emissão da onda, esta passa a se propagar para o interior da terra, voltando para a superfície através do fenômeno da reflexão. A perturbação gerada...
tracking img