Metodo de dosagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5165 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO Existem diversos métodos de dosagem de concretos de cimento portland, os quais são mais ou menos complexos e trabalhosos. O método preconizado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT - se apresenta bastante simples e eficiente e é bastante conhecido no Brasil. A etapa de ajuste do traço inicial em laboratório é particularmente simples, porém, pode comportarvariações de procedimentos, de acordo com a experiência dos laboratoristas. Este trabalho propõe, entre outras, um critério para o cálculo do traço inicial e para o ajuste do traço em laboratório. Trata-se de se atingir o traço ajustado na fase de concreto fresco o mais rápido possível, com o mínimo consumo de materiais, mantendo o mesmo rigor de procedimentos. O trabalho apresenta também, aseqüência de cálculo do traço inicial e as operações de ajuste em laboratório, com exemplos, além de deduzir equações para os traços de ajuste da relação água/cimento e fornece dados para o atendimento aos requisitos de desempenho frente a meios agressivos.

1. INTRODUÇÃO A dosagem de concretos de cimento Portland preconizado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT se baseiana determinação de um traço inicial, obtido de informações provenientes de experiências anteriores, a partir do qual se faz um ajuste experimental das propriedades de interesse, em função dos materiais disponíveis para a sua confecção (Helene,1992). O ajuste experimental consiste em verificar os comportamentos do concreto no estado fresco e endurecido, e comparar estes comportamentos com asnecessidades de execução da obra e com as especificações do projeto estrutural. Considerando a importância de se divulgar uma metodologia de dosagem de concreto de cimento Portland, este trabalho propõe uma outra abordagem para o método do IPT, seguindo seus fundamentos mas com outros procedimentos. Nesta abordagem se procura a) simplificar a sistemática de cálculo do traço, sempre em função dosparâmetros de dosagem, b) determinar um traço inicial o mais próximo possível do traço definitivo e c) adotar uma sistemática de ajuste experimental do traço inicial a partir de premissas simplificadoras. Trata-se de experiências levadas a efeito no Laboratório de Materiais de Construção do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná.

Professor Associado doDepartamento de Eng. Civil da Universidade Estadual de Ponta Grossa (e-mail: vicente @uepg.br)
Engenharia Civil • UM

1

Número 20, 2004

5

2. O MÉTODO 2.1 O traço inicial Considerando um traço de concreto em massa, dado por 1: a: p: x (cimento: areia: pedra: água), é necessário relacionar cada parcela às propriedades que se deseja obter para o concreto a ser dosado. Em geral, três parâmetrossão balizadores para a dosagem: a consistência a coesão e a resistência à compressão. A consistência se relaciona com os termos do traço através da relação água-materiais secos (H), baseado na lei de Lyse2. A coesão se relaciona com os termos do traço através do teor de argamassa seca (α) e a resistência à compressão (fcj) pela relação água-cimento (x) através da equação de Abrams. A consistênciaé definida pela relação água/materiais secos (H), que pode ser relacionada com os termos do traço da seguinte maneira:

H=

x x × 100 (%), mas, considerando m = a + p, fica H = × 100 (%) 1+ a + p 1+ m

(1)

A coesão3 é definida pelo teor de argamassa seca (α) do concreto. Esta característica pode ser relacionada com o traço através da expressão a seguir:
α= 1+ a × 100 (%) 1+ a + p ou α=1+ a × 100 (%) 1+ m (2)

A resistência à compressão, para os mesmos materiais, varia inversamente com a relação água-cimento (x), de acordo com a equação de Abrams: f cj = A Bx (3) x = relação água-cimento (l/kg);

onde: fcj = resistência à compressão à idade de j dias (MPa); A e B = constantes que dependem dos materiais.

Com isto, as principais propriedades de interesse no concreto, a...
tracking img