método de dosagem mashall

536 palavras 3 páginas
MÉTODO DE DOSAGEM MASHALL
MISTURAS ASFÁLTICAS À QUENTE - MISTURAS DENSAS

1. INTRODUÇÃO
O método de dosagem mais usado mundialmente faz uso da compactação por impacto e é denominado método Marshall em referência ao engenheiro Bruce Marshall que o desenvolveu na década de 1940.

2. OBJETIVOS
Objetivo do método Marshall é dosar misturas econômicas entre agregado(s) e ligante, com estabilidade para resistir cargas e pressões, além de determinar a estabilidade e a fluência de misturas betuminosas usinadas a quente, utilizando o aparelho “Marshall”.

3. MATERIAIS ENSAIADOS
3.1 CONCEITO
Os materiais constituintes do ensaio pelo método de dosagem Marshall são agregados graúdos, agregados miúdos, material de enchimento e asfalto, os quais devem satisfazer as especificações aprovadas pelo DNER (atual DNIT).

3.2 TIPOS

3.2.1 ASFALTO
O asfalto utilizado em pavimentação é um ligante betuminoso que provém da destilação do petróleo e que tem a propriedade de ser um adesivo termoviscoplástico, impermeável à água e pouco reativo. A baixa reatividade química a muitos agentes não evita que esse material possa sofrer, no entanto, um processo de envelhecimento por oxidação lenta pelo contato com o ar e a água.

3.2.2 AGREGADO GRAÚDO
O agregado graúdo pode ser pedra, escória, seixo rolado, etc. O agregado graúdo deve se constituir de fragmentos sãos, duráveis, livres de torrões de argila, e substâncias nocivas e apresentar as características seguintes:
a) desgaste Los Angeles igual ou inferior a 40% (DNER-ME 035); admitindo-se agregados com valores maiores, no caso de terem apresentado desempenho satisfatório em utilização anterior;
b) índice de forma superior a 0,5 (DNER-ME 086);
c) durabilidade, perda inferior a 12% (DNER-ME 89).

3.2.3 AGREGADO MIÚDO
O agregado miúdo pode ser areia, pó-de-pedra ou mistura de ambos. Suas partículas individuais deverão ser

Relacionados