Metabolismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Metabolismo
O metabolismo, soma de todas as transformações químicas que ocorrem em uma célula ou em um organismo, ocorre por meio de uma série de reações catalisadas por enzimas que constituem as vias metabólicas.
Conjunto de reações químicas que ocorrem nas células mantendo-as viáveis podendo assim crescer e dividir-se.
Catabolismo – É a fase de degradação do metabolismo, na qualmoléculas nutrientes orgânicas (carboidratos, gorduras e proteínas )são convertidas em produtos finais menores e mais simples.(ácido láctico, CO2 e NH3).As vias catabólicas liberam energia, uma parte é conservada na forma de ATP e de transportadores de elétrons reduzidos (NADH,NADPH e FADH2) o resto é perdido como calor.
Anabolismo – É a fase onde moléculas menores e simples são transformadasem moléculas complexas (biomoléculas) com gasto de energia.

As vias catabólicas liberam energia química na forma de ATP, NADH, NADPH e FADH2. Esses transportadores de energia são usados em vias anabólicas para converter precursores pequenos em macromoléculas celulares.

Glicólise
Acontece no citossol.
Uma molécula de glicose é degrada em uma série de reações catalisadas por enzimasgerando duas moléculas de 3 átomos de carbono, o piruvato.

Clico de Krebs ou Ciclo do ácido cítrico
O piruvato que foi formado na glicólise vai ser convertido em AcetilCoA pelo complexo piruvato desidrogenase,onde 1Carbono é lançado do piruvato na forma de Co2(sofre descarboxilação).
O AcetilcoA(2C) vai sofrer uma condensação- a enzima citrato sintase junta o Oxaloacetato(4C) comAcetilcoA formando Citrato(6C). Citrato(6C) é logo convertido em Isocitrato(6C) pela enzima aconitase, Isocitrato(6C) é convertido por uma enzima chamada isocitrato desidrogenase,perdendo 1C na formade Co2,formando Alfacetoglutarato(5C),que perde 1C na forma de Co2 e forma um NADH. Alfacetoglutarato(5C) é convertida por uma enzima alfacetoglutarato desigrogenase formando SucccinilCoA(5C),nessa reação mais 1C sai na forma de Co2 e mais um NADH é formado.
SuccinilCoA(5C) é convertidopor uma enzima chamada succinilCoA sintetase formando Succinato,nessa reação é formado um GTP. Succinato é convertido em Fumarato pela enzima chamada fumarase, formando também um FADH2.Fumarato é convertido em Malato pela enzima chamada malase. Malato éconvertido em Oxaloacetato pela enzima malato desidrogenase formando também um NADH.
Produto do Ciclo de Krebs : 3NADH,1FADH2 e 1GTP,como são 2acetilCoAs sendoduas voltas o produto é dobrado sendo assim : 6NADH,2FADH2 e 2GTP.

Cadeia transportadora de elétrons
O NADH e O FADH2 produzidos no Ciclo de Krebs vão entregar os elétrons nas cadeias transportadoras de elétrons. À cadeia transportadora de elétrons é composta por 4 complexos localizados na matriz mitocondrial interna, são grupos prostéticos que atuam como centro de óxido-redução....
tracking img