Filosofia agora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3203 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Eu não consegui resumir muito, mas vc pode tentar tirar uns parágrafos já que a professora n vai ler mesmo haha

A filosofia política

A filosofia política pode ser definida como a reflexão filosófica sobre a melhor forma de organizar nossa vida coletiva - as nossas instituições políticas e suas práticas sociais, como o nosso sistema econômico e o nosso padrão de vida da família. (Às vezes, éfeita uma distinção entre filosofia política e social, mas vou usar "filosofia política" num sentido amplo para incluir tudo). Filósofos políticos procuram estabelecer os princípios básicos que, por exemplo, justificam uma forma particular de Estado, mostram que os indivíduos têm certos direitos inalienáveis, ou digam-nos como recursos de uma sociedade material devem ser partilhados entre os seusmembros. Isso geralmente envolve análise e interpretação de idéias como liberdade, justiça, autoridade e democracia e, em seguida, aplicá-las de forma crítica às instituições sociais e políticas que existem atualmente. Alguns filósofos políticos tentaram, principalmente para justificar o regime vigente de sua sociedade; outros retratos pintados de um estado ideal ou um mundo ideal social que émuito diferente de tudo o que temos até agora mais experientes.

A filosofia política tem sido praticada por quanto tempo os seres humanos não têm considerado os acordos coletivos como imutáveis e parte da ordem natural, mas como potencialmente abertos à mudança e, portanto, como estando na necessidade de justificação filosófica. Ela pode ser encontrada em muitas culturas diferentes, e tem tidouma grande variedade de formas.

As Filosofias Políticas - O Ideal Republicano

Durante a Idade Média, formam-se aldeias ou burgos. Enquanto na sociedade como um todo prevalecia a relação de vassalagem onde era feito um juramento de fidelidade do vassalo, onde os superiores também prometiam protegelos. Com a divisão do trabalho surje uma nova organização social, que era a corporação de oficio,formada por tecelões, pedreiros, comerciantes e outros mais.
Essas corporações também eram hierárquicas, mas para os que estavam de fora todos eram livres e iguais. Com o início do século XV em certas regiões da Europa, as cidades antigas e novas que surgiram dos burgos, começam à desenvolver-se social e economicamente. Inicia-se o que vem a ser o Capitalismo Comércial ou Mercantil, para que esse,possa desenvolver-se, presisa-se, deixar de lado a economia feudal, pois seus membros desejam a independência.
Com a descoberta das Obras de Pensadores, Artistas e Técnicos da Cultura greco-romana, surge um novo ideal politico o da liberdade republicana.
Já no periodo do renascimento esperava-se reencontrar obras, pensamentos e técnicas políticas, fazendo com que o poder teologico-políticocaisse, pois só eles poderiam decidir oque deveria ser pensado, dito e feito. Athenas, Esparta e Roma se tornam exemplos de liberdade republicana.

Já nos an os 1513 e 1514 se inaugura um novo pensamento politico moderno o Principe de Maquiavel. As Obras politicas medievais e renascentistas, embora diferentes e muitas vezes contrárias, operam num mundo cristão, isso significa que para elas, relaçãoentre politica e religião é um dado de que não podem escapar.
Diferentemente dos Teólogos, que partiam da biblia e do direito romano para formular teorias politicas, e, diferentemente dos contemporâneos renascentitas, que partiam das obras dos filósofos clássicos para construir suas teorias politicas, Maquiavel parte da esperiencia real de seu tempo.
Maquiavel não adimete um fundamento anteriore exterior a politica( Deus, Natureza ou Razão). Toda cidade, diz ele em O Principe, está originariamente dividida por dois desejos opostos: o desejo dos grandes de oprimir e comandar e o desejo do povo de não ser oprimido e nem comandar. Maquiavel não aceita a idéia da boa comunidade politica constituida para o bem comum e a justiça. A finalidade da politica não é, como diziam os pensadores...
tracking img