Mestre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1096 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RIO URUGUAI

O grupo Ação pelo Rio Uruguai, através de seu idealizador, o Biólogo Msc Francisco Valls de Moraes, detectou como principais problemas ambientais do Município de Uruguaiana o depósito inadequado de resíduos sólidos, a queima de resíduos, a poluição sonora, maus tratos a animais, a contaminação do solo por esgoto a céu aberto, pesca predatórias, entre outros. A maioria destes danosambientais ocorre por falta de informação e esclarecimento da comunidade, fazendo-se necessário, portanto, um trabalho de Educação Ambiental que vise à orientação, divulgação da importância da preservação, recuperação e conservação do meio ambiente.
Cabe salientar, que a divulgação da legislação ambiental pertinente, suas normas e penalidades a fim de esclarecer os direitos e deveres dos cidadãospara com o meio em que vivem, também são atributos deste trabalho.
Compete então ao Grupo, através deste trabalho, desenvolver ações que visem à construção e o estabelecimento de relações conscientes e harmoniosas entre a comunidade e o meio ambiente.
O trabalho de Educação Ambiental é realizado junto às famílias da comunidade e às escolas da rede Municipal, Estadual e Particular, procurandoinformar e esclarecer dúvidas para evitar futuras degradações, bem como resolver e promover ações mitigatórias aos danos ambientais existentes.
O consumismo é a principal característica da vida pós-moderna. A busca pela satisfação pessoal através de roupas novas, carros, telefones celulares entre outras coisas, está esgotando os recursos naturais e aumentando a produção de lixo e poluição.
Asustentabilidade implica na mudança destes padrões insustentáveis de consumo, permitindo qualidade de vida e hábitos novos.
A ideia de implantação do Projeto de Educação Ambiental, buscou ampliar conhecimentos, integrar e educar a comunidade local e a comunidade escolar do Município de Uruguaiana. Sempre visando o comprometimento individual e o coletivo, com ações ambientalmente corretas e que apóiemo desenvolvimento sustentável.
Para que haja qualidade ambiental de uma região é necessário o somatório de esforços conjuntos que valorizem as práticas ecologicamente corretas. Para tanto é preciso sensibilizar e envolver a comunidade local, começando pela sociedade, chegando até a rede escolar municipal, realizando palestras, atividades de limpeza das margens dos rios, excursões junto a naturezae projetos que envolvam a comunidade na valorização, recuperação e conservação ambiental e de seu ambiente natural.
Esta integração entre atores da comunidade possibilita a compreensão de que todos são dependentes e também agentes transformadores do meio ambiente, portanto é preciso que se identifique os elementos e as interações entre toda a comunidade, apontando a necessidade da reconstruçãoda relação entre o homem e a natureza, questionando a realidade, formulando problemas e buscando maneiras criativas de solucioná-los.
Esta integração da comunidade possibilita a compreensão de que todos são dependentes e agentes transformadores do meio ambiente, portanto é preciso que se identifiquem seus elementos e as interações entre eles, apontando a necessidade da reconstrução da relaçãoentre o homem e a natureza, questionando a realidade, formulando problemas e buscando maneiras criativas de solucioná-los.
Este trabalho visa buscar valores e ações que sejam ambientalmente saudáveis e apóiem o desenvolvimento sustentável, através de atividades com estudantes, professores e a comunidade local, Incentivando a leitura e o despertar da consciência e da cidadania; proporcionar melhoriasem Saúde Pública; formar cidadãos conscientes, aptos para decidir e atuar na realidade sócio-ambiental de um modo comprometido com a vida e com o bem estar de cada um e da sociedade; sensibilizar a comunidade local em relação aos problemas ambientais existentes na área do município; despertar e desenvolver a consciência crítica sobre os temas ambientais; incentivar a comunidade a atuar nas...
tracking img