Evangelico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2482 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Organização de Computadores
Destacando que arquitetura de um processador está fortemente relacionada com o seu conjunto de instruções e que um processador sempre estará preparado para processar instruções básicas (ex.: soma, subtração, comparação). A presença de outros tipos de instruções depende da orientação da arquitetura (Complex Instruction Set Computer – CISC ou Reduced Instruction SetComputer – RISC) e se está voltada para aplicações gerais ou específicas.
A organização e arquitetura do processador (UCP), com destaque para o modelo de Von Neumann, o qual previa que o computador deveria: codificar instruções que pudessem ser armazenadas na memória, e que utilizassem cadeias de uns e zeros (binário) para codificá-las, armazenar na memória as instruções e todas as informações quefossem necessárias para a execução da tarefa desejada e, ao processarem o programa, as instruções fossem buscadas diretamente na memória. Vimos também que a Unidade Central de Processamento é composta por várias partes: registradores, Unidade de Controle (UC) e Unidade Lógica Aritmética (ULA).
A UCP pode ser dividida em duas categorias funcionais, as quais podem ser chamadas de unidade,conforme segue:
Unidade Funcional de Controle e a Unidade Funcional de Processamento.
A Unidade Funcional de Processamento é composta pelos seguintes elementos: Registradores, ACC, ULA.
A Unidade Funcional de Controle é composta pelos seguintes elementos: RDM, REM, CI, RI, Decodificador de Instruções, UC, Clock (relógio).
O barramento de um sistema computacional, é o caminho por onde trafegamtodas as informações dentro do computador. Esse barramento é formado basicamente por três vias específicas com funções básicas:
Barramento de dados – interliga o RDM (localizado na UCP) à memória principal, para transferência de instruções ou dados a serem executados;
Barramento de endereços – interliga o REM (localizado na UCP) à memória principal, para transferência dos bits que representam umdeterminado endereço de memória onde se localiza uma instrução ou dado a ser executado ;
Barramento de controle – interliga a UCP, mais especificamente a Unidade de Controle (UC) aos demais componentes do sistema computacional (memória principal, componentes de entrada e de saída) para passagem de sinais de controle gerados na organização e arquitetura de Computadores.
Existe uma grande diferençade características dos diversos componentes existentes em um computador, principalmente periféricos, a velocidade de uma transferência de dados de um teclado é muitas vezes menor que a velocidade de transferência de dados de um disco magnético.
Considerando esse fato, os projetistas de sistemas de computação criaram diversos tipos de barramento, apresentando taxas de transferência de bitsdiferentes e apropriadas às velocidades dos componentes interconectados ( UCP, memória, disco rígido, teclado).
Assim, atualmente os modelos de organização de sistemas de computação adotados pelos fabricantes possuem diferentes tipos de barramento: barramento local – barramento de maior velocidade de transferência de dados, interligando basicamente a UCP à memória principal; barramento de sistema –trata-se de um barramento opcional, adotado por alguns fabricantes, fazendo com que o barramento local faça a ligação entre o processador e a memória cache e esta se interligue com os módulos de memória principal (RAM) através dele; e barramento de expansão (ou de entrada e saída) – é responsável por interligar os diversos dispositivos de entrada e saída aos demais componentes do computador.
Osbarramentos permitem o seu compartilhamento com os demais componentes do sistema, especialmente o barramento de expansão, que é compartilhado com diversos dispositivos de entrada e saída. Para que isso ocorra, é indispensável um mecanismo de controle de acesso baseado em regras, que garanta que quando um dos dispositivos estiver utilizando o barramento, os demais componentes deverão aguardar a sua...
tracking img