Mercado internacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1148 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
COMÉRCIO INTERNACIONAL
1 DEFINIÇÃO DE IMPORTAÇÃO
Denomina-se importação a entrada de mercadorias em um país, provenientes do exterior, podendo compreender também serviços. Em decorrência das diferenças geográficas (clima e solo), os países têm suas produções em função do custo menor. Assim, é melhor ao país B produzir café e ao país A produzir trigo. Por meio do comérciointernacional, B adquire trigo de A e vende café a A. A importação ainda pode ser conveniente porque permite ao país comprador adquirir uma mercadoria de alta tecnologia, obtida por meio de caríssima pesquisa e de muitos anos de experiência.
2 DEFINIÇÃO DE EXPORTAÇÃO
Exportação vem a ser a venda de bens para uma empresa em outro país, em moeda forte, como o dólar americano, o marco alemão, o yen japonês,o franco suíço, etc.
É a saída regulamentar de mercadorias para além da fronteira territorial de um país. Em um sentido amplo poderá compreender, além dos bens propriamente ditos, também os serviços ligados a essa exportação.
A exportação é a principal forma de entrada de divisas, imprescindíveis às importações de mercadorias para suprir as necessidades básicas de um país, bem como parapagamento de seus compromissos externos. Não se deve esperar resultados imediatos e altos lucros.
4.1 Quem pode importar?
A importação pode ser feita tanto por pessoa física quanto por pessoa jurídica.pessoa física: somente poderá realizar importações para uso próprio, sem caráter comercial; somente poderá importar em quantidade que não revele prática de comércio e desde que não se configurehabitualidade.pessoa jurídica: se a empresa nunca atuou na importação, o primeiro passo é seu cadastro no Registro de Exportação e Importação (REI), junto ao Banco do Brasil e, após, cadastrá-la na Secretaria da Receita Federal (SFR), no sistema SISCOMEX - Importação. Atualmente, há necessidade da empresa importadora ter capital mínimo registrado de R$ 50.000,00.
4.2 Quem pode exportar ?
A princípio, todoempresa pode exportar, embora haja algumas ressalvas para armas, pedras preciosas, material explosivo, entre outros.
5 Definição NCM
A Nomenclatura Comum do Mercosul. Este Sistema foi criado para promover o desenvolvimento do comércio internacional, assim como aprimorar a coleta, a comparação e a análise das estatísticas, particularmente as do comércio exterior. Além disso, o SH facilita asnegociações comerciais internacionais, a elaboração das tarifas de fretes e das estatísticas relativas aos diferentes meios de transporte de mercadorias e de outras informações utilizadas pelos diversos intervenientes no comércio internacional.
6 Documentos necessários/exigidos para liberar uma carga/mercadoria importada
A empresa deve estar cadastrada no Registro de Exportadores e Importadores(REI) da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento. Deve-se informar o CNPJ, constituição societária, capital social e demais dados cadastrais. Secretaria da Receita Federal (SRF) através do qual o importador registra todas as sua produção da concorrência dos produtos estrangeiros e abrem-se ao comércio e ao capital internacional.
Esse processo tem sido acompanhado deuma intensa revolução nas tecnologias de informação – telefones, computadores e televisão.
Antes do embarque da mercadoria, deve-se verificar se esta está sujeita a controles especiais da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) ou de outro órgão anuente. Exemplo de três (3) tipos de mercadoria sujeitas a este controle, as informações da operação comercial e da mercadoria para que sejam emitidos oLicenciamento Não-Automático de Importação (LI), Declaração de Importação (DI), Registro de Operações Financeiras (ROF) ou ainda a consulta ou retificação do Extrato da DI. Após o registro do desembaraço da mercadoria no Sistema a SRF emite o Comprovante de Importação (CI). a empresa deve solicitar o credenciamento ao sistema junto à SRF.
7) Incoterms: Responsabilidades dos incoterms:
a) FOB -...
tracking img