Mercado internacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1163 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MERCADO INTERNACIONAL
A melhor definição para comércio internacional consiste no intercambio de bens, serviços e capitais entre os diferentes paises. Na maior parte dos países, ele representa uma grande parcela do PIB. O comérciointernacional está presente em grande parte da história da humanidade, porém a sua importância econômica, social e política se tornou crescente nos últimos séculos. Oavanço industrial, dos transportes, o surgimento das corporações multinacionais, a globalização, tiveram grande contribuição para a formação deste comércio. O aumento do comércio internacional está relacionado à globalização.
De forma geral, existem diversos agentes que envolvem o mercado internacional, uma delas é o imposto de importações (tarifas aduaneiras), que incide em um pagamento que asautoridades econômicas exigem para a importação de produtos de outros paises, com o objetivo de elevar o seu preço de vendas no mercado interno, e assim “proteger” os produtos nacionais para que não sofram a concorrência de bens mais baratos. Contingenciamento ou quotas de importação.
Às vezes, os governos impõem contingenciamento ou restrições para determinados bens estrangeiros, isto é, limitam aquantidade que pode importar desses bens, qualquer que seja seu preço.
O subsidio a exportação é uma ajuda ao fabricante nacional de determinado bem para que possa exportá-los a preços menores e mais competitivos.
As tarifas e os subsídios alteram as vantagens comparativas dos diferentes paises e seu efeito é reduzir o comércio (no caso das tarifas) ou aumenta-lo (no caso de subsídios) de formaartificial.
As barreiras não-tarifarias são regulamentações administrativas que discriminam os produtos estrangeiros e favorecem os nacionais.
É freqüente os países mais desenvolvidos estabelecerem regulamentações sanitárias e de defesa do consumidor muito mais minuciosas para os produtos estrangeiros do que para os nacionais.
O Comércio Internacional facilita a especialização, ao permitir quecada país possa colocar no resto do mundo os excedentes dos produtos em que se especializou.
Ainda que as possibilidades tecnológicas e as dotações de recursos fossem idênticas, existem diferenças nos gostos dos consumidores de um mesmo país que justificam o aparecimento do comércio internacional.

-------------------------------------------------
A TAXA DE JUROS E OS AGENTES ECONOMICOS
Taxade juros é conhecido como o custo que é cobrado para emprestar o dinheiro, basicamente. A taxa de juros básica de uma economia é fixada pelo Banco Central do país, através de títulos do Governo.
Essa taxa, entretanto, difere da taxa de juros corrente nos bancos e financiadoras, por exemplo. Essas instituições cobram uma diferença para essa taxa, basicamente condicionada ao risco que têm ememprestar dinheiro. Além disso, o empréstimo está condicionado a impostos, seguros, entre outras taxas.
Baixar muito as taxas de juros pode provocar, dependendo da situação do país, inflação. Grosso modo, a redução das taxas provoca um aumento do consumo, já que fica mais fácil financiar bens. Assim, se um país não está preparado para esse aumento de demanda, os bens podem escassear e provocar umaumento de preços.
A taxa de juros é função da oferta de moeda em relação à demanda, que é controlada pelo governo através da emissão de títulos. O governo, ao vender títulos aumenta a oferta de títulos no mercado, diminuindo o preço destes, o que acaba por aumentar a demanda por esses títulos que, ao serem vendidos, retiram moeda da economia, aumentando a taxa de juros. De forma inversa, ao comprartítulos o governo diminui a oferta de títulos no mercado e eleva o preço destes, aumentando a oferta de moeda na economia e por conseqüência baixando a taxa de juros. O aumento da taxa de juros ou a queda da taxa de juros tem impacto na economia na medida em que interfere na expectativa de lucro dos empresários através da demanda agregada.
Um agente econômico é qualquer entidade que pertence e...
tracking img