Mercado internacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1091 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE E DEFINIÇÃO DE MERCADO INTERNACIONAL

O comércio internacional é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios.
Na maioria dos países, ele representa uma grande parcela do PIB. O comércio internacional está presente em grande parte da história da humanidade , mas a sua importância econômica, social e política se tornou crescente nos últimos séculos. Oavanço industrial, dos transportes, a globalização, o surgimento das corporações multinacionais entre outros tiveram grande impacto no incremento deste comércio. O aumento do comércio internacional pode ser relacionado com o fenômeno da globalização.
O comércio internacional é uma disciplina da teoria econômica, que, juntamente com o estudo do sistema financeiro internacional, forma a disciplinada economia internacional. Vários modelos diferentes foram propostos para prever os padrões de comércio e analisar os efeitos das políticas de comércio, como as tarifas.
O primeiro passo de uma empresa que deseja exportar seus produtos é avaliar as possibilidades de sua comercialização nos mercados externos. Para isso, tem que levar em conta que são mais de 180 países potenciais buscando exportar,o que implica em ter de analisar um fantástico volume de informações.

O desconhecimento desses mercados exteriores obriga a termos o máximo de informações possíveis, a fim de se reduzir a percepção do risco da atividade exportadora. Sem dúvida, muitos executivos têm preferências pessoais que, correta ou incorretamente, podem reduzir substancialmente os possíveis países de destino. As empresasespanholas, por exemplo, tenderão a preferir os países europeus ou latinos americanos.
O principal inconveniente em escolher os países pelas preferências pessoais ou por sentimentalismo é que existem muitas possibilidades de equívoco, o que pode levar a um fracasso da empresa se não selecionar os mercados mais promissores para o seu produto. Para fugir dessa probabilidade de erro, a escolha dosmercados deve fazer parte integral do processo de exportação.
Toda empresa que pretenda exportar deve estruturar um sistema de informação (SI) que possa organizar e canalizar as informações constantemente geradas pelo Departamento de Exportação.
Existem muitos órgãos também que facilitam o desenvolvimento das empresas no âmbito empresarial dentro do mercado externo, como por exemplo, temos oMERCOSUL criado para permitir a circulação de bens e produtos entre países da América do Sul.
A NAFTA que é um acordo de livre comércio entre países da America do Norte.
A EU. Assim como os outros a União Européia promove o livre comércio na Europa tendo como moeda comercial o EURO.
Tanto estes como muitos outros blocos estão empenhados em facilitar o livre comercio estrangeiro, aumentando assim acompetitividade e possibilitando a redução dos preços. É preciso, portanto verificar o que cada bloco oferece de vantagem, associado com a demanda de consumidores, pois, estas informações contribuirão muito para a tomada de decisão.

Como as empresas podem conquistar o mercado internacional
Há alguns anos a ideia de ter o negócio próprio era distante. O medo, a dificuldade de acesso ao crédito,a instabilidade econômica e a falta de informação frearam os sonhos de brasileiros que cogitaram abrir uma empresa.
Em 2006 entrou em vigor a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa que, aliada ao crescimento da internet, reverteu o quadro e fez com que as pequenas empresas fossem responsáveis por uma grande fatia na economia nacional.
Recentemente o Ministério do Desenvolvimento, Indústria eComércio Exterior revelou que as pequenas e médias empresas brasileiras podem superar a meta de crescimento de 3% em participação no mercado internacional. Esta notícia animou não só os empreendedores, mas também estrangeiros que buscam no Brasil produtos diferenciados.
Entrando no mercado exterior
O principio básico para se abrir uma empresa é comercializar um serviço ou produto que o cliente...
tracking img