Mercado internacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6386 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Mercado Internacional

Globalização – É um processo de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, social e política, sendo um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países, cujos mercados internos já estão saturados.
O processo de globalização diz respeito à forma como os países interagem eaproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos.
Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois acomunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm como conseqüência o aumento acirrado da concorrência.

Efeitos da Globalização

• Comércio através de Blocos Econômicos;
• Políticas Econômicas Equilibradas ocasionam confiabilidade e investimentos estrangeiros (captação de recursos);
• Adaptação das empresas ao mercado externo e a concorrência internacional expõe seus pontosfrágeis com os custos econômicos e sociais;
• Os governos buscam políticas que coordenem a fusão de empresas domésticas (para ganhar escala e competitividade);
• Integração comercial, se por um lado quem estiver mais integrado na economia mundial, maior será a exposição à concorrência internacional. Em contrapartida, maior a absorção de tecnologias modernas, mais amplas as opções de escolha para osconsumidores finais e menores os custos financeiros dos produtores domésticos quando da obtenção de recursos financeiros no exterior.
• Em suma, a globalização é uma realidade e não uma escolha. Na era da tecnologia da informação, é impossível a um país isolar-se do mercado mundial, a não ser a um custo social muito elevado.

Política Cambial

Política Cambial – É um instrumento de quedispõe o Governo para regular o Balanço de Pagamentos e, juntamente com a política monetária, controlar as taxas de juros e a inflação.

Balanço de Pagamentos – É o resumo contábil de suas transações econômicas com o resto do mundo, durante um determinado período de tempo. Seu saldo é o principal indicador sobre a solidez das contas externas desse país, pois revela sua dependência em relação aosinvestimentos estrangeiros.

Balança Comercial – É apenas um dos itens do Balanço de Pagamentos, é o resumo contábil das exportações e importações de um país durante um determinado período de tempo. Seu saldo positivo indica que houve superávit (exportação maior que importação) ou déficit (importação maior que exportação).

Regimes de Câmbio

Taxa de Câmbio Fixa – A taxa de câmbio do paíspermanece inalterada, o que se ajusta no mercado é apenas a quantidade de moeda estrangeira, o governo geralmente através de seu Banco Central, intervém de modo a equilibrar a oferta e a demanda de divisas, garantindo a manutenção da taxa de câmbio estabelecida.

Taxa de Câmbio Flutuante – O preço da moeda estrangeira oscila livremente para garantir o equilíbrio entre a oferta e a demanda de divisas.Neste regime, o ajustamento do mercado deveria ser automático. O problema deste modelo está na maior volatilidade que provoca sobre o nível de preços.

Flutuação Suja – É o que vigora no Brasil, este sistema difere do flutuante por estar sujeito a intervenções pontuais do Banco Central, com o objetivo de diminuir a volatilidade associada ao câmbio flutuante. Se oscilar muito ou se o patamar dataxa de câmbio interferir no desempenho econômico, o Banco Central intervém para estabilizá-la ou direcioná-la ao patamar desejado.

Política Cambial Brasileira

Intervenções do Banco Central do Brasil – O governo pode intervir no mercado para regular a taxa de câmbio. Essas intervenções são realizadas, em nome do Banco Central do Brasil, por bancos previamente selecionados e credenciados....
tracking img