Mercado financeiro x sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1876 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MERCADO FINANCEIRO X SUSTENTABILIDADE

RESUMO

Este artigo tem como objetivo o estudo sobre o mercado financeiro relacionado ao tema sustentabilidade, de forma a analisar e obter resultados referentes ao mercado acionário, direcionado ao retorno e ao risco de uma carteira de investimentos, formada por ações de companhias que praticam à sustentabilidade, com empresas que não praticama sustentabilidade, sendo todas do mesmo setor. Buscando assim resultados que mostram se há diferenças entre ambas em relação à rentabilidade da carteira dessas ações.

O resultado será buscado através das variáveis ISE da BM&FBOVESPA; Receita Operacional; Receita de Intermediação Financeira e a Teoria de Markowitz. A pesquisa empírica será dividida em coleta de dados e análise dosresultados, as empresas usadas na pesquisa estão listadas no ISE 2012. Com o auxilio de planilhas, cálculos e gráficos foi possível chegar a um resultado final para a pesquisa, onde se conclui que a resposta para a pesquisa tende para o não, demonstrando que o mercado acionário não difere ações de empresas consideradas sustentáveis.



INTRODUÇÃO

A sustentabilidade do negócio é um temafrequentemente vinculado ao próprio desenvolvimento sustentável que se baseia sobre três pilares conhecidos como triple bottom line: desempenho econômico/ financeiro, social e ambiental. Este conceito de sustentabilidade foi definido em 1987, com base no relatório emitido pela Comissão Bruntland: “é aquele que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as futurasgerações satisfazerem suas próprias necessidades”.

De maneira geral é fato saber que o principal responsável pelo bem estar social é o Estado (Primeiro Setor) eleito pelo povo. No entanto, é notória a iniciativa das empresas (Segundo Setor) sobre essa questão de desenvolver a sustentabilidade, investindo na manutenção de atividades a fim de integrar o desempenho econômico, ecológico esocial, beneficiando não apenas as comunidades em que as empresas estão inseridas, mas sim, a sociedade em geral.

Essa integração (estado/empresa) pode resultar em um negócio sustentável já que contribui para educação, cultura, lazer e justiça social da comunidade (desempenho social); proteção dos ecossistemas (desempenho ecológico), além de agregar valor ao negócio perante seus acionistas(desempenho econômico).

São vários os fatores que fazem com que a sociedade cobre das empresas uma postura sustentável, buscando minimizar não somente as desigualdades sociais existentes, mas também o impacto negativo causado pelo desenvolvimento de atividades de alguns setores da economia.

A empresa que é considerada sustentável pode ter seu custo de capital reduzido, ou seja,captação de recursos (terceiros) com menores custos e maiores possibilidades de retorno dos investimentos, o que desperta o interesse dos acionistas, valorizando dessa forma suas ações no mercado acionário e melhorando sua imagem perante a sociedade.

No mercado acionário, há diferença no retorno e no risco de uma carteira de investimento formada por ações de companhias consideradassustentáveis em relação à outra formada por ações de companhias do mesmo setor, mas sem o atributo da sustentabilidade?

Assim, o objetivo desta pesquisa foi verificar se há diferença no retorno e no risco de uma carteira de investimento formada por ações de companhias consideradas sustentáveis em relação à outra formada por ações de companhias do mesmo setor, porém sem o atributo dasustentabilidade.



MÉTODO

A classificação da pesquisa possui como alicerce os critérios propostos por Vergara (1990). São dois os aspectos que foram criados: quanto aos meios e quanto aos fins.

Para melhor visualizar as variáveis estudadas, abaixo segue o quadro de variáveis devidamente estruturados:

|Variáveis |Explicação das Variáveis...
tracking img