O indice de sustentabilidade empresarial e o impacto no valor das ações: um estudo de evento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 121 (30212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

OSWALDO MARTINS DOS SANTOS FILHO

O ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL E O IMPACTO NO VALOR DAS AÇÕES: UM ESTUDO DE EVENTO

SÃO BERNARDO DO CAMPO 2010

OSWALDO MARTINS DOS SANTOS FILHO

O ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL E O IMPACTO NO VALOR DAS AÇÕES: UMESTUDO DE EVENTO

Dissertação apresentada ao Programa de PósGraduação em Administração da Universidade Metodista de São Paulo, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre.

Orientação: Prof. Dr. Plinio Bernardi Junior

SÃO BERNARDO DO CAMPO 2010

OSWALDO MARTINS DOS SANTOS FILHO

O ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL E O IMPACTO NO VALOR DAS AÇÕES: UM ESTUDO DE EVENTODissertação apresentada ao Programa de PósGraduação em Administração da Universidade Metodista de São Paulo, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre. Área de Concentração: Gestão de Organizações

Data de Defesa: __06__/_07_ /_2010_

Banca Examinadora: Prof. Dr. Plinio Bernardi Junior Orientador Universidade Metodista de São Paulo

Prof. Dr. Otávio Próspero Sanchez Examinador InternoUniversidade Metodista de São Paulo

Prof. Dr. Edmilson Alves de Moraes Examinador Externo Faculdade de Engenharia Industrial

AGRADECIMENTOS

Ao meu orientador, Prof. Dr. Plínio Bernardi Junior, pelo incentivo, pelo direcionamento e por estar sempre acessível e disposto a ajudar nos momentos de maiores dificuldades. Ao Professor Dr. Otávio Próspero Sanchez, que em suas aulas e fora delas,foi de fundamental importância nesse trabalho. Ao Professor Dr. Jean Pierre Marras, pelo exemplo de profissional e mentor de valiosos ensinamentos, sempre disposto a doar-se oferecendo ajuda e direcionamento nos momentos de incerteza durante o curso. Ao Professor Dr. Luiz Roberto Alves, dono de uma cultura ímpar, construtor de ideais que me fascinaram durante suas aulas. A Professora Dra. DagmarSilva Pinto de Castro pelas palavras de incentivo e de reconhecimento. Ao Professor Dr. Felipe Zambaldi, meu orientador no início desta jornada, pelo direcionamento e conselhos sobre os caminhos que deveria trilhar. Aos demais professores, funcionários e alunos do PPGA – Universidade Metodista de São Paulo, pelos ensinamentos transmitidos e por tornar agradável a convivência ao longo do curso. Aminha família e amigos, pelo apoio, amizade e torcida. Agradeço a Deus por ter me dado forças e sabedoria para conquistar mais esse objetivo.

DEDICATÓRIA

À minha esposa, Regiane, e aos meus filhos, Enzo e Etore, que souberam compreender minha ausência em muitos momentos de nossas vidas, pelo amor, pela paciência, pelo carinho, pela amizade e pelo apoio incondicional nessa jornada.

RESUMODiante da necessidade de inserção de políticas de desenvolvimento sustentável dentro do contexto das organizações, as empresas investem em recursos esperando que a adoção dessas práticas possa trazer benefícios econômicos e estratégicos, refletidos na imagem da organização e na sua valorização no mercado. Neste cenário, Índices de Sustentabilidade foram criados em escala global, e estes índicesem geral, avaliam várias dimensões das relações da organização com a sociedade, meio ambiente e com os provedores de capital para a empresa. No Brasil, especificamente no ano de 2005, foi criado o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) para reunir as ações de empresas que incorporam em suas diretrizes de negócio práticas de responsabilidade social e sustentabilidade empresarial. Com isso, apresente dissertação tem por objetivo verificar qual o impacto no valor das ações de uma amostra de 43 empresas perante a entrada ou saída das mesmas das carteiras do ISE. A metodologia de estudo de evento buscou identificar os retornos anormais após as divulgações das carteiras do ISE, de 2005 a 2009, através do modelo de retorno ajustado ao risco e ao mercado. Os dados financeiros, antes e...
tracking img