Mercado de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3881 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A GLOBALIZAÇÃO E O MERCADO DE TRABALHO Tudo esta mudando cada vez mais rápido ao redor do mundo e é preciso adaptar-se a nova realidade porque vivemos na era da globalização. No processo de globalização houve muitas mudanças tecnológicas, econômicas, políticas e sociais que estão ao alcance do conhecimento de todos os países. Essa nova era nos tornou uma economia baseada em informações, saindo daantiga economia baseada em indústrias. Consequentemente diante de tanta evolução os clientes se tornam mais exigentes, e torna-se muito importante e necessário um crescente aumento de aprendizado profissional, tornando-se frequente as exigências. Só que são poucas as pessoas que estão em alerta ao caminho a ser percorrido para alcançar o alto nível de especialização. Toda essa tecnologia daglobalização também causa desemprego que e atualmente um problema de âmbito mundial, preocupando tanto os países desenvolvidos como os países em desenvolvimento. Esse desemprego vem da substituição de grande quantidade de mão de obra na produção, para a pequena quantidade de mão de obra só que mais qualificada. Esse tipo de desemprego se chama “desemprego estrutural” que e quando uma máquina podesubstituir um ou muitos trabalhadores em uma organização. Muitas vezes por não ter gente qualificada para o cargo, afinal aquele que quer ter empregabilidade precisa se aprimorar em alguma área. Segundo analistas a globalização foi o motivo da criação de concorrência desleal as empresas dos países desenvolvidos e os que estão em desenvolvimento. A taxa de desemprego dos países desenvolvidos aumentoumuito por conta da baixa proteção social, baixos salários aos trabalhadores e custos de produção nos países em desenvolvimento reduzido. Tornando as incompetitivas em relação aos países desenvolvidos. Os analistas dos países em desenvolvimento chegaram a conclusão de que a globalização reduziu o crescimento dos países em desenvolvimento pois inibi o crescimento industrial por conta dos produtos daconcorrência ( os países desenvolvidos) pois suas empresas são mais eficientes em capital sendo mais competitivas no mercado. O segredo de tudo isso esta em se adaptar o mas rápido possível as novas tecnologias para se manter dentro do mercado de trabalho.

Afinal globalização se centraliza na integração dos mercados onde os países abandonam barreiras tarifárias e protecionistas do seu mercadoabrindo o comércio e ao capital internacional. Hoje em dia, é importante as mudanças de produção de bens e serviços com a instalação de fábricas em qualquer lugar do mundo, tornando os produtos não apenas nacionais mais também internacionais (como por exemplo o MCDonald’s e a Coca-cola), já que com a globalização tornou-se um ponto principal a competitividade no campo empresarial, objetivando arápida evolução nos modos de produção, obrigando as empresas a ter preços menores e qualidade para enfrentar a concorrência.

O MERCADO DE TRABALHO PARA DEFICIENTES Desde 1991 existe uma lei no Brasil que obriga as empresas com mais de 100 funcionários a contratarem pessoas portadoras de deficiências. A lei prevê que uma determinada quantidade de vagas, que varia de 2% a 5% do número total defuncionários, deve ser reservada para pessoas deficientes. No entanto, tal conquista não é suficiente para amenizar as diferenças existentes em relação às pessoas sem deficiência, principalmente, no tocante à colocação no mercado de trabalho. A questão da inclusão de deficientes no mercado de trabalho é um desafio que pode ser visto pelas empresas como uma crise ou como uma oportunidade incrível. Muitosestudos mostram que promover a diversidade no mercado de trabalho trás muitos benefícios para as empresas. Pessoas com formação diferente, com visões diferentes sobre os mesmos problemas, com origens, idades orientações políticas e religiosas diferentes, reunidas em um mesmo ambiente proporcionam uma visão mais holística e promovem a criatividade e a inovação. Em um grupo heterogêneo, a troca...
tracking img