Mercado de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1084 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MERCADO DE TRABALHO


Responda as questões que seguem:

1. Conceitue mercado de trabalho.

Mercado de trabalho pode ser entendido como a compra e venda de serviços de mão-de-obra, representando o lugar onde trabalhadores e empresários se confrontam e, dentro de um processo de negociações coletivas que ocorre algumas vezes com a interferência do Estado, determinam conjuntamente os níveisde salários, o nível de emprego, as condições de trabalho e os demais aspectos relativos às relações entre capital e trabalho. Relaciona aqueles que oferecem força de trabalho (oferta) e aqueles que procuram força de trabalho (procura), num sistema típico de mercado onde se negocia para determinar os preços e quantidades de uma determinada mercadoria.


2. Qual a diferença entremercado de trabalho formal e informal?

Mercado de Trabalho Formal é aquele em que o trabalho é exercido com carteira assinada, de acordo com a legislação trabalhista vigente. Contempla as relações contratuais de trabalho, em grande parte determinadas pelas forças de mercado, portanto, assegurando ao trabalhador todos os direitos a que se faz jus. Já no Mercado de Trabalho Informal prevalecemregras de funcionamento com um mínimo de interferência governamental, ou seja, é o trabalho exercido sem carteira assinada, nos termos de legislação trabalhista vigente e, portanto, tem suprimidos uma série de direitos, como, por exemplo, contribuição à seguridade social.


3. Qual a importância econômica e social do mercado de trabalho?
Podemos observar a importância econômica domercado de trabalho teoricamente do ponto de vista microeconômico e macroeconômico. Na microeconomia, o mercado constitui-se num caso particular da teoria dos preços, sendo imprescindível na determinação dos níveis de salários e emprego; na macroeconomia, o mercado de trabalho contribui para a compreensão da determinação do nível de demanda agregada, do produto e do emprego, em que tem papelfundamental ao lado dos mercados de bens e serviços.
A importância social do mercado de trabalho forma inúmeras variáveis sobre o cotidiano dos trabalhadores, como salários, desemprego, rotatividade, produtividade, além de determinadas condições de trabalho e subsistência dos indivíduos.

4. Que variáveis determinam o mercado de trabalho?

As principais variáveis que determinam o mercado detrabalho são: salários, emprego, desemprego, rotatividade e produtividade.

5. Conceitue PEA (População Economicamente Ativa)

PEA – População Economicamente Ativa é o conjunto de elementos empregados (E) e desempregados (D), num certo momento, e captado por um inquérito estatístico, com base da definição de atividade econômica dos indivíduos. Representa os elementos que irão constituir o mercadode trabalho, o qual, por sua vez, abastece as firmas no que diz respeito à necessidade de mão-de-obra.


6. Quais os componentes da PEA?

A população em idade ativa é subdivida em dois tipos: população economicamente ativa e população não economicamente ativa.
A população ativa compreende todas as pessoas com mais de 10 anos de idade, que constituem a força de trabalho do país.Abrange os empregados, os empregadores, os trabalhadores autônomos, os trabalhadores que estão temporariamente desempregados, etc.

Empregados: (a) plenamente ocupados: em tempo integral, em tempo parcial; (b) Subempregados: visíveis, invisíveis.

Desempregados: (a) buscando trabalho: já trabalharam, nunca trabalharam (1º emprego); (b) não estão procurando trabalho, mas dispostos a trabalhar emcondições específicas: já trabalharam, nunca trabalharam.

População não economicamente ativa / Capacitados ao trabalho: (a) trabalhadores desalentados (dispostos a trabalhar, mas desestimulados a buscar emprego): dedicando-se a afazeres domésticos, estudante, aposentado, pensionista, rentista e outros; (b) inativos (não buscam trabalho nem desejam trabalhar).

Incapacitados para o...
tracking img