Mercado de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7750 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO TECNOLÓGICO - UNIVERSIDADE POSITIVO
CURSO TECNOLÓGICO DEGESTÃO FINANCEIRA
DISCIPLINA DE ECONOMIA E MERCADO

RHOMULLO R. DE LIMA FURMANN

MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO

CURITIBA – PR
2011
RHOMULLO R. DE LIMA FURMANN

MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO

Trabalho apresentado Centro Tecnológico da Universidade Positivo, ao curso de Gestão financeira à disciplina de Economia eMercado. Profª Nilo Araujo

CURITIBA – PR
2011
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO
2. MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO
2.1. CONCEITO DE EMPREGO E DESEMPREGO
2.2. TAXAS DE EMPREGOS E DESEMPREGOS EM 2010
2.3. MÉDIA DOS DIFERENTES NIVEIS DE TRABALHADORES NO BRASIL
OPERACIONAL
ESTAGIÁRIOS
ASSISTENTES E AUXILIARES
ADMINISTRATIVOS, VENDAS E FINANÇAS
TÉCNICOS E ESPECIALISTAS
PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIORASSESSORES E CONSULTORES
ANALISTAS
SUPERVISÃO E COORDENAÇÃO
DIRETORES E GERENTES
2.4. EVOLUÇÃO RECENTE E DESAFIOS MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO
3. CONCLUSÃO

INTRODUÇÃO

Mercado de trabalho relaciona aqueles que procuram emprego e aqueles que oferecem emprego num sistema típico de mercado onde se negocia para determinar os preços e quantidades de um bem, o trabalho. O seu estudo procuraperceber e prever os fenômenos de interação entre estes dois grupos tendo em conta a situação econômica e social do país, região ou cidade.
Ao longo deste trabalho serem demonstrados dados referentes a taxa de desemprego média dos anos de 2009 e 2010, junto com a quantidades de empregos gerados nesses anos, também será apresentado uma grande diversidade de níveis ocupacionais detalhando as maisdiversas áreas de atuação no mercado de trabalho demonstrando por meio de três indicadores os valores dos salários pagos a estes profissionais.
Ao final do desenvolvimento, dados do DIEESE demostrando por meio de uma tabela e vários gráficos como foi a evolução do mercado de trabalho brasileiro ao longo da última década.

2. MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO

2.1. Conceito de emprego edesemprego

Emprego

O emprego é um conceito que surgiu por volta da Revolução Industrial, é uma relação entre homens que vendem sua força de trabalho por algum valor, alguma remuneração, e homens que compram essa força de trabalho pagando algo em troca, algo como um salário. :

De acordo com a definição do Dicionário do Pensamento Social do Século XX, trabalho é o esforço humano dotado de umpropósito e envolve a transformação da natureza através do dispêndio de capacidades físicas e mentais.

Sintetizando, emprego é a relação, estável, e mais ou menos duradoura, que existe entre quem organiza o trabalho e quem realiza o trabalho. É uma espécie de contrato no qual o possuidor dos meios de produção paga pelo trabalho de outros, que não são possuidores do meio de produção.

DesempregoEmprego é a função e a condição das pessoas que trabalham em caráter temporário ou permanente, em qualquer tipo de atividade econômica. Por desemprego se entende a condição ou situação das pessoas incluídas na faixa das "idades ativas" (em geral entre 14 e 65 anos), que estejam, por determinado prazo, sem realizar trabalho em qualquer tipo de atividade econômica.

Tipos de desemprego,
Desempregoestrutural: característico dos países subdesenvolvidos, ligado às particularidades intrínsecas de sua economia. Explica-se pelo excesso de mão-de-obra empregada na agricultura e atividades correlatas e pela insuficiência dos equipamentos de base que levariam à criação cumulativa de emprego.

Desemprego tecnológico: atinge sobretudo os países mais adiantados. Resulta da substituição do homem pelamáquina e é representado pela maior procura de técnicos e especialistas e pela queda, em maior proporção, da procura dos trabalhos tidos como braçais.

Desemprego conjuntural: também chamado desemprego cíclico, característico da depressão, quando os bancos retraem os créditos, desestimulando os investimentos, e o poder de compra dos assalariados cai em consequência da elevação de preços....
tracking img