Mercado de trabalho e de recursos humanos

A GLOBALIZAÇÃO E O MERCADO DE TRABALHO

A globalização é um processo de integração econômica mundial originada através da abertura do comércio internacional, buscando a redução de custos e oaumento da produtividade na fabricação de mercadorias. Existem dois fatores fundamentais para sua consolidação: A queda de barreiras alfandegárias entre os países e o avanço da tecnologia,particularmente no campo da informação. Com isto, ganham um constante aperfeiçoamento as áreas de computação, televisão, radiodifusão, telefonia, Internet, etc. Isto certamente provoca mudanças signficativas noprocesso produtivo e na forma como se fazem investimentos mundiais.
Tais mudanças trazem a necessidade de uma constante reorganização no mercado de trabalho. As empresas cortam custos;conseqüentemente, reduzem vagas. A oferta de empregos diminui muito nos setores industriais e aumenta, mas pouco, nos setores de serviços. Portanto, o mais grave problema no mercado de trabalho é o desemprego.Calcula-se que o número de pessoas desempregadas no mundo seja superior a 300 milhões. Mais de 40 por cento procuram emprego por mais de um ano, e um número bastante significativo ingressa ematividades “informais”.
Recentemente surgiu um novo termo na mídia: “desemprego estrutural”. O que significa isto? Significa que a tendência de abertura comercial e a globalização da economia estãolevando as empresas a uma luta ferrenha para obter redução de custos para enfrentar a concorrência externa. Com isto, as indústrias estão deixando de instalar suas fábricas nos grandes centros urbanos econstruindo-as em regiões onde a mão de obra é mais barata. Soma-se a isto a automação como outro fator que contribui muito para a queda na oferta de empregos. E pessoas que conseguem se manter noemprego estão sendo obrigadas a cumprir cargas horárias maiores na forma de horas extras.
No Brasil, isto se reflete como na maioria dos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, ou...