Mercado de trabalho e de recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A GLOBALIZAÇÃO E O MERCADO DE TRABALHO

A globalização é um processo de integração econômica mundial originada através da abertura do comércio internacional, buscando a redução de custos e o aumento da produtividade na fabricação de mercadorias. Existem dois fatores fundamentais para sua consolidação: A queda de barreiras alfandegárias entre os países e o avanço da tecnologia,particularmente no campo da informação. Com isto, ganham um constante aperfeiçoamento as áreas de computação, televisão, radiodifusão, telefonia, Internet, etc. Isto certamente provoca mudanças signficativas no processo produtivo e na forma como se fazem investimentos mundiais.
Tais mudanças trazem a necessidade de uma constante reorganização no mercado de trabalho. As empresas cortam custos;conseqüentemente, reduzem vagas. A oferta de empregos diminui muito nos setores industriais e aumenta, mas pouco, nos setores de serviços. Portanto, o mais grave problema no mercado de trabalho é o desemprego. Calcula-se que o número de pessoas desempregadas no mundo seja superior a 300 milhões. Mais de 40 por cento procuram emprego por mais de um ano, e um número bastante significativo ingressa ematividades “informais”.
Recentemente surgiu um novo termo na mídia: “desemprego estrutural”. O que significa isto? Significa que a tendência de abertura comercial e a globalização da economia estão levando as empresas a uma luta ferrenha para obter redução de custos para enfrentar a concorrência externa. Com isto, as indústrias estão deixando de instalar suas fábricas nos grandes centros urbanos econstruindo-as em regiões onde a mão de obra é mais barata. Soma-se a isto a automação como outro fator que contribui muito para a queda na oferta de empregos. E pessoas que conseguem se manter no emprego estão sendo obrigadas a cumprir cargas horárias maiores na forma de horas extras.
No Brasil, isto se reflete como na maioria dos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, ouseja, provocando maior mobilidade dos trabalhadores. Os empregos duradouros estão cada vez mais raros, fenômeno que se percebe principalmente entre os empregados mais jovens. Essa reordenação do mercado de trabalho formal (com registro em carteira) traz o crescimento dos trabalhos informais, atividades exercidas pelos desempregados sem obediência às leis trabalhistas e tributárias.
Portanto, hoje, nomercado de trabalho, ganha quem for mais rápido no gatilho .
Rápido no acesso à informação atualizada e na tomada de decisão. Por outro lado essa mesma rapidez torna os riscos e as crises globais (globalização); gera uma "economia da transitoriedade" cujo lema é: "compre-use-e-descarte" produtos, pessoas, idéias (a chamada efemeridade); e exige de todos uma flexibilidade fora do comum em termos deadaptação (a chamada dispersão).

http://eliasalves1.wordpress.com/2008/07/19/a-globalizacao-e-o-mercado-de-trabalho/

JOVENS APRENDIZES

O projeto de trabalho para menores de idade foi criado em 2000 e muitos jovens foram inseridos no mercado de trabalho, todos com idade entre 14 e 24 anos. O SIT (Secretaria de Inspeção do Trabalho) vem fazendo fiscalizações em todo o país parase assegurar de que os direitos dos Jovens Aprendizes estejam sendo cumpridos em todo o Brasil. Com o objetivo de aumentar o número de jovens o M.T.E publicou um decreto esclarecendo e acrescentando algumas informações à Lei do Aprendiz de forma que fique mais acessível à ONGs e ao Empresariado.
Algumas leis devem ser seguidas para a contratação de Jovens Aprendizes seguem algumas delasabaixo:
• É considerado jovem aprendiz aquele contratado diretamente pelo empregador ou por intermédio de entidades sem fins lucrativos; que tenha entre 14 e 24 anos; esteja matriculado e freqüentando a escola, caso não tenha concluído Ensino Fundamental; e esteja inscrito em curso ou programa de aprendizagem desenvolvido por instituições de aprendizagem.

• A duração da jornada do...
tracking img