Relatório ACTIVIDADE PRÁTICO-LABORATORIAL DE FÍSICA

Física e Química

Introdução:

Com esta actividade pretendemos verificar experimentalmente se: Dois atletas com “pesos” diferentes, emqueda livre, experimentam ou não a mesma aceleração?

A queda livre é o movimento de um corpo que parte do repouso e está sujeito apenas à interacção gravítica, ou seja, onde a força que actuano corpo é somente a força gravítica, e são desprezadas forças de atrito.
Um corpo em queda livre, move-se na vertical, na direcção do centro de massa da terra, com aceleração constante, isto é,move-se num movimento rectilíneo uniformemente acelerado, onde:
a = g ≈ 9,8 m/s²
Esta condição verifica-se para qualquer corpo que seja largado nas proximidades da superfície da terra,independentemente da sua massa. Foi Galileu quem primeiro chegou a esta conclusão.
Fig. 2 – Trajectória de um corpo em queda livre orientada para baixo
Fig.1 – Ilustração da experiencia que se atribui aGalileu.


Nesta actividade vamos determinar experimentalmente o valor de g, para provar que a aceleração gravítica é a mesma independente da massa do corpo.
Caracterização do vector g:
•  Direcção: vertical
•   Sentido: de cima para baixo
•   Valor: depende da latitude, da altitude e do planeta. À superfície da Terra o seu valor médio é de 9.8 m/s2.




Material utilizadoe protocolo experimental:

Equipamento Necessário:
- Régua de plástico transparente marcada com fita opaca
- digitímetro
- Sensor de passagem
- Suporte universal
- Mola de madeira
-plasticina

Procedimento:
1. Ligar as célula fotoeléctrica aos digitímetros.
2. Prender uma das extremidades da barra de plástico a uma mola, que se encontra na parte superior do suporte, marcando essaposição.
4. Ligar o sensor de passagem ao digitímetro na função adequada e premir a mola de forma que a régua, em queda livre, passe através do sensor.
5. Ler no digitímetro a aceleração que a régua... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 04). Relatorio a.l 1.1 - queda livre. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relatorio-a-l-1-1-Queda-Livre/19384.html

MLA

"Relatorio a.l 1.1 - queda livre" TrabalhosFeitos.com. 04 2011. 2011. 04 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relatorio-a-l-1-1-Queda-Livre/19384.html>.

MLA 7

"Relatorio a.l 1.1 - queda livre." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2011. Web. 04 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relatorio-a-l-1-1-Queda-Livre/19384.html>.

CHICAGO

"Relatorio a.l 1.1 - queda livre." TrabalhosFeitos.com. 04, 2011. Acessado 04, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relatorio-a-l-1-1-Queda-Livre/19384.html.