Mercado de capitais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (518 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso: DIREITO Campus: MILLOR FERNANDES - MEIER Nome: ALBA VALÉRIA R. P. EVANGELISTA Matrícula: 2002.0139272-3 Disciplina: MERCADO DE CAPITAIS (DPR0345/862540) 9002 |

O que sãoCOMMODITIES:
Commodities são produtos "in natura", cultivados ou de extração mineral, que podem ser estocados por certo tempo sem perda sensível de suas qualidades, como suco de laranja congelado, soja,trigo, bauxita, prata, ouro, aço e o petróleo. Também pode ser utilizado para referir-se a produtos sem diferenciação.
No idioma inglês, commodities significa mercadoria,  sendo um termo de referência deprodutos de base em estado bruto, considerado “matéria-prima”. Além do nível de matéria-prima, é aquele produto que apresenta grau mínimo de industrialização.
Em geral, as commodities sãoproduzidas em grandes quantidades por vários produtores. Por serem mercadorias de nível primário, propensas à transformação em etapas de produção, apresentam nível de negociação global.
São suscetíveis aoscilações nas cotações de mercado, em virtude de perdas e ganhos nos fluxos financeiros no mundo. São negociadas no mercado físico, seja para exportação ou no mercado interno, e nos mercados derivativosdas Bolsas de Valores e contratos futuros.
O que são derivativos:

Instrumentos financeiros cujo preço de mercado deriva (daí o nome) do preço de mercado de um bem ou de outro instrumentofinanceiro.
(Dicionário de Derivativos, José Evaristo dos Santos. Editora Atlas, 1998).

Instrumento ou produto derivativo
Contrato ou título conversível cujo valor depende integral ou parcialmente dovalor de outro instrumento financeiro. (Dicionário de Administração de Risco Financeiro, Gary L. Gastineau e Mark
P. Kritzman. BM&F, 1999).
Das definições acima, você tira a seguinte conclusão:
Osderivativos são instrumentos financeiros cujos preços estão ligados a outro instrumento que lhes serve de referência. Por exemplo: o mercado futuro de petróleo é uma modalidade de derivativo cujo preço...
tracking img