Mercado de Capitais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1202 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Para os homens da nossa geração, que formaram sua experiência e mentalidade no clima de atividade econômica fabril iniciado durante a Segunda Guerra Mundial e que se prolonga até os nossos dias, uma palavra mágica sintetiza e soluciona todos os problemas da economia moderna: investimentos. Para aumentar a produção e elevar o padrão de vida das populações, para garantir aprosperidade e o pleno emprego e manter a paz social, necessitam-se investimentos. Investimentos em estradas, em centrais elétricas, em redes de armazéns e silos, em planos sanitários, em programas educacionais. Os países sul-africanos e latino-americanos para se desenvolverem necessitam de investimentos. A paz social e política mundial dependem dos investimentos que as nações financeiramente poderosas sedisponham a realizar para permitir a execução dos planos de desenvolvimento das nações economicamente subdesenvolvidas.
Sendo assim, para que uma sociedade possa atingir um melhor padrão de bem-estar, é necessário que, além de outras condições, ocorra diminuição da taxa de desemprego, aumento da renda, que implica também aumento de consumo e de arrecadação tributária. Enfim, o objetivo de melhoriade bem-estar de uma sociedade tem como condição necessária, ainda que não suficiente, a obtenção de elevadas e permanentes taxas de crescimento, que podem ser traduzidas pelo aumento da capacidade produtiva.









O mercado de capitais e o crescimento econômico do Brasil

Pode-se conceituar mercado de capitais como um sistema de valores mobiliários que tem como objetivo proporcionarliquidez aos títulos de emissão de empresas e tornar possível o processo de capitalização. É formado pelas bolsas, corretoras e outras instituições financeiras autorizadas. Os principais títulos negociados são os representativos do capital de empresas (ações) ou empréstimos de tomadores (debentures conversíveis em ações, bônus de subscrição e commercial papers) que permitam circulações de capitalpara custear o desenvolvimento econômico.
Já o crescimento econômico é entendido como a expansão do PIB de um pais, ou seja, é a expansão de suas capacidades de produção. O crescimento econômico é um dos fatores que caracterizam desenvolvimento econômico, e também outros podem ser citados: diminuição aos níveis de pobreza, melhoria das condições de saúde, nutrição, educação, moradia etransporte. Pode-se perceber que a possibilidade de um pais apresentar crescimento econômico sem que ocorra desenvolvimento econômico, ou seja, o crescimento econômico é menos abrangente que o desenvolvimento econômico.
O crescimento é alavancado quando há uma alocação eficiente dos investimentos direcionando-os para as alternativas que proporcionam maiores retornos econômico e social. O mercado decapitais promove elevação nos níveis de eficiência da economia, por exemplo: quando uma empresa assume compromissos de longo prazo com terceiros, divide seus riscos com uns vários investidores. Outro componente do crescimento é a poupança, pois esta viabiliza os investimentos sendo então essencial para o crescimento e deve ser utilizada de forma eficiente, pois é ela que determina o custo deinvestimento.

O mercado de capitais é muito importante para o crescimento econômico, pois aumenta as alternativas de financiamentos para empresas, reduz custos global de financiamentos, diversifica e distribui riscos entre aplicadores e facilita o acesso ao capital.
Visto que o mercado de capitais e PIB se relacionam diretamente, segue o gráfico referente ao intervalo de 2000 a 2007:Demonstra-se a correlação positiva entre o grau de desenvolvimento dos mercados financeiros e as taxas de crescimento da economia, o que possibilita maior disponibilidade de informações das empresas, redução de custos de transação e melhor alocação de recursos, do ponto de vista da distribuição dos riscos.
Neste cenário (2000 a 2007) o mercado acionário apresentou dinamismo, o...
tracking img