Mercado de capitais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2441 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1- O Sistema Financeiro Nacional é composto por entidades supervisoras, órgãos normativos, bancos públicos operadores de políticas governamentais, e de instituições financeiras. Sua estrutura é formada no mercado de capitais, que nada mais é que o conjunto de mercados. É feita uma movimentação e transferência de dinheiro por companhias abertas e investidores. Essas companhias abertas necessitamde capital para fazer investimentos, e por sua vez esses investimentos contribuem para o aumento do capital de quem investe, conforme andam as ações na bolsa de valores, que são tidas como em alta e baixa. Por essa razão é necessário acompanhar as ações na bolsa para saber como andam os seus lucros. É sempre um risco, mas para pessoas que gostam de investir vale a pena correr esse risco. Ascompanhias são de diferentes portes e suas necessidades financeiras também são variadas, sendo feitas suas operações em mercado monetário, mercado de crédito, mercado de capitais e mercado de câmbio, todos com suas prospectivas características, mas bem rentáveis em todos os aspectos. O prazo a que se resumem é curto, médio e longo, dependendo de quando você quer retirar seu investimento. As negociaçõespodem ser feitas em mercado de bolsa ou em mercado de balcão. Essas são algumas características que compõem o conceito do sistema financeiro nacional.

2- Mercado monetário: é o mercado onde se concentram as operações para controle da oferta e das taxas de juros de curto prazo com vistas a garantir a liquidez da economia. O Banco Central do Brasil atua neste mercado praticando a chamada PolíticaMonetária.
Mercado de crédito: atuam neste mercado diversas instituições financeiras e não financeiras prestando serviços de intermediação de recursos de curto e médio prazo para agentes deficitários que necessitam de recursos para consumo ou capital de giro. O Banco Central do Brasil é o principal órgão responsável pelo controle, normatização e fiscalização deste mercado.
Mercado de capitais:tem como objetivo canalizar recursos de médio e longo prazo para agentes deficitários, através das operações de compra e de venda de títulos e valores mobiliários, efetuadas entre empresas, investidores e intermediários. A Comissão de Valores Mobiliários é o principal órgão responsável pelo controle, normatização e fiscalização deste mercado.
Mercado de câmbio: mercado onde são negociadas astrocas de moeda estrangeiras por reais. O Banco Central do Brasil é o responsável pela administração, fiscalização e controle das operações de câmbio e da taxa de câmbio atuando através de sua Política Cambial.

3- No mercado primário as empresas ou o governo emitem títulos e valores mobiliários para captar novos recursos diretamente de investidores e o Mercado secundário é composto por títulos evalores mobiliários previamente adquiridos no mercado primário, ocorrendo apenas a troca de titularidade, isto é, a compra e venda. Não envolve mais o emissor e nem a entrada de novos recursos de capital para quem o emitiu. Seu objetivo é gerar negócios, isto é, dar liquidez aos títulos.

4- Distribuição primária corresponde à distribuição de novas ações, sendo os recursos captados destinadosa aumento de capital da companhia emissora e distribuição secundária corresponde à distribuição de ações já emitidas e os recursos captados se destinam aos acionistas vendedores, que podem ser investidores estratégicos tais como os Fundos de “Private Equity” (Fundo de Investimento em Participações).

5- No Mercado de bolsa as negociações são abertas e realizadas por sistema de leilão, ou seja,a venda acontece para quem oferece melhor lance. A arrematação e/ou a negociação é feita por pregão de viva-voz ou com auxilio de sistema informatizado. No Mercado de bolsão a negociação ocorre diretamente entre a instituição financeira e outra instituição financeira ou não financeiras. Os valores são negociados apenas entre as partes envolvidas.

6- Banco Central do Brasil:

* Assegurar a...
tracking img