Mercado de capitais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Mercado de Capitais

O Mercado de Capitais abrange o conjunto de transações para transferência de recursos financeiros entre agentes poupadores e investidores, com prazo médio, longo ou indefinido.
Os principais títulos negociados, que são os títulos mobiliários, representam o capital social das empresas, tangibilizado em suas ações ou ainda empréstimos tomados pelas empresas, no mercado,representado por debêntures que são conversíveis em ações, bônus de subscrição e outros papéis comerciais. Esta constituição permite a circulação de capital e custeia o desenvolvimento econômico.
Para iniciar um processo de abertura de capital, uma empresa precisa, na forma jurídica de uma sociedade anônima, efetuar o seu registro junto à comissão de valores mobiliários (CVM), para ser autorizada anegociação junto ao público tanto em bolsas de valores quanto no mercado de balcão de suas ações.
Os valores mobiliários mais usuais no mercado são:
a) Ações: títulos de renda variável, emitidos por sociedades anônimas, que representam a menor fração do capital da empresa emitente. Podem ser escriturais ou representadas por cautelas ou certificados;
b) Bônus de subscrição: títulos nominativosnegociáveis que conferem ao seu proprietário o direito de subscrever ações do capital social da companhia emissora, em condições previamente definidas;
c) Debêntures: títulos de médio prazo, emitidos por empresas do tipo S/A (Sociedades Anônimas). Seus recursos são destinados principalmente para capital fixo das empresas, pagando juros, participações nos lucros, etc.
Há dois tipos de ações: asordinárias e as preferenciais. As ordinárias proporcionam participação nos resultados da empresa e conferem ao acionista o direito de voto em assembléias gerais, enquanto as preferenciais garantem ao acionista a prioridade no recebimento de dividendos (geralmente em percentual mais elevado do que o atribuído às ações ordinárias) e no reembolso de capital, no caso de dissolução da sociedade.
Suasformas são nominativas e escriturais. As nominativas são as que possuem cautelas ou certificados que apresentam o nome do acionista, cuja transferência é feita com a entrega da cautela e a averbação de termo, em livro próprio da sociedade emitente, identificando novo acionista, ao passo que as escriturais são as ações que não são representadas por cautelas ou

certificados, funcionando comouma conta corrente, na qual os valores são lançados a débito ou a crédito dos acionistas, não havendo movimentação física dos documentos.
O mercado de opções é um mercado no qual são transacionados direitos, como o de negociar um lote de ações, com preço e prazos pré-estabelecidos, sendo que essa negociação poderá ser de compra e venda, dependendo do tipo de ações adquirida.
O mercado futuro éaquele onde se negociam lotes padrão de ações com datas de liquidação futura. Esses contratos padronizam o objetivo de negociação, a quantidade, o mês de vencimento, os locais e procedimentos de entrega e os custos envolvidos na operação; somente o preço futuro será negociado entre as partes, através do pregão, por intermédio de corretoras de mercadorias. O mercado futuro pode ser utilizado porcompradores e vendedores como uma forma de proteção contra as oscilações de preço.
O Sistema Financeiro Nacional é composto de Instituições responsáveis pela captação de recursos financeiros, pela distribuição e circulação de valores e pela regulação deste processo. O Conselho Monetário Nacional (CMN), seu organismo maior, presidido pelo ministro da Fazenda, é quem define as diretrizes de atuação dosistema.
Diretamente ligados a ele estão o Banco Central do Brasil, que atua como seu órgão executivo, e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que responde pela regulamentação e fomento do mercado de valores mobiliários (de bolsa e de balcão).
A Bolsa de Valores do Brasil- Bovespa era a bolsa oficial do Brasil, até iniciar um processo de fusão com a BM&F que culminou na criação de uma...
tracking img