Mensagem cipa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1665 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
www.racconet.com.br


seu informa tivo de segu

31

rança

Infoseg | n°31

PONHA EM DIA SUA

PROTEÇÃO AUDITIVA

dicas para adquirir seu protetor auditivo

e mais...

foto cedida pela MSA do Brasil

aprenda a se proteger corretamente

n°31

A proteção auditiva ganha relevância quando o objetivo é a definição de medidas de segurança a serem adotadas pelas empresas, nosdiversos ramos de atividades. Há o que se considerar muito mais que a simples redução do ruído, quando da definição do tipo de proteção auditiva dada ao trabalhador. Consideremos os seguintes aspectos: a) O tempo médio diário de exposição ao ruído que sofre o trabalhador, não apenas ao ruído gerado por determinado equipamento ou ao ruído existente numa área específica; b) A capacidade auditiva dotrabalhador. Àquele portador de alguma deficiência auditiva deve ser fornecido um tipo especial ou um abafador com menor nível de atenuação; c) A necessidade de comunicação que tem um trabalhador em sua atividade, como por exemplo, entender o que fala uma pessoa ou perceber um sinal de advertência; d) A compatibilidade do abafador com outros EPIs; e) Os níveis de temperatura e umidade. Os plugs deinserção são mais cômodos que os abafadores tipo concha para uso em ambientes quentes e úmidos. f) Qualquer limitação ocasionada pelas características ou atividades físicas que realiza o trabalhador. As preferências pessoais de quem usa proteção auditiva são também um fator importante. O fator importante, em alguns casos. As questões relativas à comodidade e à conveniência têm uma influênciadireta no cumprimento do uso. Felizmente há uma ampla variedade de equipamentos disponíveis, mas é primordial entender que a melhor proteção auditiva é a que se utiliza. Os dispositivos de proteção auditiva podem ser divididos em:

Protetor auditivo de inserção

Protetores de inserção parcial

Protetor circum-auricular

Qual a melhor proteção auditiva que você pode adotar? Com todos os tipos eestilos disponíveis, a resposta pode ser motivo de surpresa.
Os protetores auditivos, disponíveis em ampla variedade, oferecem diferentes níveis de proteção.

www.racconet.com.br

01

n°31

Ensaios de Atenuação
As Normas preveem a obtenção de valores de atenuação e desvio padrão (ambos fornecidos em dB) dos protetores em bandas de frequências de 1/1 oitava. Até à criação e utilização doMétodo B da Norma ANSI S12.6 – 1997, o NNR implementado para a obtenção do CA dos protetores auditivos era, na maior parte das vezes, o da Norma ANSI S3.19 – 1974 (ANSI S12.6 – 1984) na qual os participantes do ensaio eram indivíduos treinados na utilização de protetores, orientados e supervisionados na sua colocação antes da realização do ensaio. Na norma atual (ANSI S12.6 – 1997 método B)empregada nos ensaios, cujos resultados constam nos laudos, os participantes são pessoas que, além de desconhecerem o uso de protetores, não são orientadas quanto ao adequado posicionamento. Apenas seguem as orientações que normalmente constam nas embalagens do produto. O método vem sendo utilizado em decorrências dos estudos mostrarem que os valores das atenuações obtidas se aproximam mais daatenuação em uso real. Para este método o número único indicativo da atenuação do ruído é o NRRsf. Os novos valores da atenuação não refletem alteração alguma nos protetores auditivos, mas uma alteração na forma dos testes serem realizados. Neste caso, o NRR (Nível de Redução de Ruído) calculado é chamado de NRRsf, em que “sf” significa subject fit (colocação do abafador pelo ouvinte).

Erros Típicos naEscolha
Muitos profissionais da área de Segurança creem que os trabalhadores recebem melhor proteção com os abafadores que proveem a mais alta atenuação possível. Não é certo. Em alguns casos vale considerar que uma atenuação menor é a melhor escolha. Não devem ser adotados abafadores com elevado nível de atenuação sem que isso seja realmente necessário. Entretanto, pelo que se tem observado...
tracking img