Tc - termo circunstanciado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1557 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TERMO CIRCUNSTANCIADO

FORUNS:

Descrição sobre o Fórum
A TEMÁTICA DA AULA 4 REFERE-SE ÀS MISSÕES DAS POLÍCIAS. TOMANDO POR BASE O CONTEÚDO EXPOSTO NESTA AULA, APRESENTE SUA OPINIÃO QUANTO AO CUMPRIMENTO EFETIVO DESTAS MISSÕES, CONFORME O QUE TEM OBSERVADO NA SUA VIVÊNCIA POLICIAL.
Em relação ao cumprimento efetivo das missões policiais, e embasado em experiência vivida recentemente, aminha opinião é que existe uma rivalidade entre a polícia militar e a civil, que dificulta a melhora no atendimento à população, contrariando o objetivo principal desse instrumento (TC).
No exemplo nº 01, policiais militares foram acionados p/ atender uma ocorrência de desentendimento familiar, em que o “companheiro” saído de casa recentemente ameaçava a “companheira” (ação penal privada e demenor potencial ofensivo). Tbm foi informado aos policiais que a amante do companheiro tbm esteve no local acompanhada por outras pessoas p/ ameaçar a companheira e suas duas filhas menores (houve testemunhas do fato). Acontece que os policiais não lavraram o TC, e de forma até bem educada persuadiram a vítima a se dirigir à delegacia e lá fazer um B.O. // A vítima lá chegando e deu conhecimentodos fatos ao escrivão, e este ao saber que a PM foi chamado ao local, falando de forma nervosa e irritada começou a pressionar a vítima p/ q ela explicasse p/ ele “o pq dos PM´S” não terem feito o TC e a terem encaminhado à Depol. Resumindo: A vítima, msm tendo bom nível intelectual, não tinha conhecimento técnico p/ dar explicação, e diante da pressão do escrivão e da forma educada do PM aoorientá-la a fazer o BO, se sentia uma peteca ao tentar usar o seu direito de cidadã ! P/ Refletir: “A quem realmente cabia dar esta asstistência à vítima ???
No segundo exemplo foi o contrário. Numa outra cidadezinha de aproximadamente 2.000 habitantes, em q a escrivã estava de licença maternidade, e não havia plantonista naquele determinado dia, uma cidadã, mãe de família e ameaça, xingada ehumilhada e impedida e entrar em casa pelo esposo aparentemente muito bêbado, não achando ninguém na Depol, procurou contatar a escrivã em sua casa (fato muito comum numa cidadezinha pequena do interior onde todo mundo conhece e tem amizade c/ todo mundo), e esta pela amizade e consideração q tinha pela vítima, ...de forma realmente muito educada e prestativa explicou-lhe a dificuldade dela ser atendidana Depol pelo fato dela(escrivã) estar de licença maternidade e pelo fato de ser horário fora do expediente e não ter plantonista, orientou-a a dirigir-se até o grupamento policial daquela cidade p/ a tomada de providências. Lá chegando o único policial dando plantão naquele dia, ao saber q a vítima tinha sido encaminhada pela escrivã, ..foi curto e grosso dizendo q ele não poderia lavrar nada, ediante da insistência da vítima, chegou a ameaçá-la de prisão por desacato, dizendo entre outras besteiras coisas q não tinha a ver, do tipo “que ele não era formado em cidadezinha de 2.000 habitantes” e “se a vítima queria ensiná-lo a fazer o serviço dele”, ...etc, ...etc... – Conlusão: A vítima teve que sair da cidade onde mora e se dirigir p/ a cidade vizinha, registrar agora dois B.O.’s , umcontra o marido q a ameaçava e a impedia de entrar em casa, e outra contra o policial que se negou veementemente a cumprir seu dever funcional !

Ainda sobre “Missão Policial”, penso q os policiais q ainda não aderiram à esse idéia de poderem lavrar o TC, ...deveriam sentir-se honrados em terem seus poderes estendidos a ponto de poderem eles mesmos lavrarem um TC. ...Tenho a opinião de que issoé um incremento de credibilidade a mais no aparato policial !




Descrição sobre o Fórum
NO MÓDULO 2 AULA 2 FORAM CITADOS OS PRINCÍPIOS NORTEADORES DA LEI 9.099/95. EM SUA OPINIÃO A CELERIDADE, ENQUANTO PRINCÍPIO, VEM SENDO OBSERVADA PELAS INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS NA TRAMITAÇÃO DO TERMO CIRCUNSTANCIADO?


Na minha opinião c/ a criação do TC, ...de forma geral, a CELERIDADE vem sim,...
tracking img