Menopausa/tratamento e mitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1143 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tratamento da Menopausa
Terapia Hormonal
Se o que falta na menopausa é o estrógeno nada mais lógico que a base do tratamento seja a reposição hormonal com o estrógeno.
Trabalhos científicos mostram que há vantagens para a qualidade de vida da mulher que é tratada precocemente em relação à menopausa se a mesma tiver sintomas.
Em mulheres que ainda tem o útero é importante associar aprogesterona para proteger contra o risco de câncer do endométrio.
Mas o mais importante hoje é que o tratamento deve ser individualizado. Médico e paciente devem discutir todas as vantagens e riscos dos diversos tipos de terapia existentes e chegar a um consenso sobre o que fazer.
Vantagens do tratamento
1. Redução do Risco de Osteoporose.
2. Melhora da Depressão.
3. Melhora da AtividadeSexual.
4. Melhora da Memória com possível prevenção da Doença de Alzheimer.
5. Melhora os fogachos;
6. Protege contra o câncer de colon;
7. Melhora a qualidade de vida da mulher;
Desvantagens
1. Custo do Tratamento.
2. Tratamento Prolongado.
3. Volta da Menstruação em algumas mulheres.
4. Agravamento da possibilidade de Câncer de Mama em mulheres suscetíveis.
O quenão é verdade
1. Tratamento com hormônios aumenta os pelos no corpo.
2. Tratamento com hormônios engorda.
3. Tratamento com hormônio causa câncer.
Outros Tratamentos
No entanto para as mulheres que não podem usar os estrógenos existem alternativas com medicamentos que diminuem os sintomas e/ou os efeitos da menopausa. O seu médico saberá identificar as vantagens e desvantagens de cadamedicamento.
Novos medicamentos estão sendo introduzidos no mercado que imitam as qualidades do estrógeno com diminuição dos efeitos colaterais. Um muito interessante é o raloxifeno que é um modulador seletivo dos receptores de estrogênio.
http://www.gineco.com.br/menopausa_tratamento.htm





Menopausa - Tratamento Natural

por: Ana Clélia Mattos

A menopausa é tratada com eficáciapela homeopatia, pela fitoterapia Chinesa, e pela fitoterapia brasileira.
 
Os sintomas indesejados de colores fortes, que sobem para o rosto, à noite ou de dia, a irritabilidade, pele e vagina secas, insônia, dores articulares, mau humor etc. são tratados pela homeopatia e fitoterapia, sempre com acompanhamento médico.
 
O uso indiscriminado das ervas pode trazer conseqüências graves.
 
Éimportante salientar que, mulheres mais agitadas, ativas, ansiosas têm mais sintomas da menopausa. Porém mulheres mais tranqüilas, calmas, relaxadas sofrem infinitamente menos os sintomas desagradáveis da menopausa.
 
Este perfil tem estreita relação com a energia do fígado, sendo este o grande aplainador das emoções pela Medicina Chinesa. As emoções alteram a energia Yang do fígado, gerando calorinterior que facilmente ascende para a cabeça e tórax, justificando-se assim os fogachos, irritabilidade etc.
 
Dentro das alternativas de medicamentos homeopáticos usa-se para a menopausa: Lachesis muta, Sépia, Glonoinum, Amil nitrosum, sanguinária, Cimicifuga, entre outros.
 
Fitoterápicos mais usados pela Medicina Chinesa (com prescrição médica): Jia Wei Xiao Yao San, Chai Wu Shu Gan Tang,Xiao Chai Hu Tang, entre outros.
 
Fitoterápicos brasileiros mais usados: Isoflavonas (da soja), Trifollium pratense (Red Clove), Cimicifuga racemosa (Black Cohosh), Angélica sinensis (Dong quai).
 
Não podemos esquecer a famosa Amora, sendo usada tintura , 30 gotas, 3x ao dia após as refeições.
 
Lembramos que o princípio ativo da Amoreira encontra-se presente em maior quantidade nos frutose não nas folhas. O chá das folhas é de uso bem difundido, também contem princípio ativo, mas em menor quantidade. Por isso é melhor consumir uma tintura de boa procedência.
 
São contra-indicados em casos de pessoas que já tiveram câncer de mama e útero. Devem ser usados com acompanhamento médico, pois seus componentes são similares aos estrógenos naturais e agem ocupando os receptores...
tracking img