Historia social da amazonia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTORIA SOCIAL DA AMAZONIA

Esse trabalho irá apresentar a inserção da Amazônia na Economia Europeia e os impactos da conquista européia sobre as populações nativas das Américas que o mesmo foi imenso
Em face da ruptura demográfica e social promovida pela conquista européia, foi sugerido que os padrões de organização social e de manejo dos recursos naturais das populações indígenas queatualmente vivem no território brasileiro não seriam representativos dos padrões das sociedades pré-coloniais
Outro ponto a ser abordado é a questão do período da Produção da borracha amazônica, como também a decadência da Crise da Borracha e a crise gomífera e o projeto Ford.

* A imagem da Amazônia no imaginário Europeu:
A História da Amazônia no Século XVI é a marca da conquista Europeia, ondefará da região a margem da margem do mundo, em que o imaginário europeu longe de ser uma ilusão ou imaginação criada pelos viajantes era uma forma de tentar interpretar e representar uma realidade exterior a sua forma de maneira coerente com conceitos, juízos e valores próximos de seu cotidiano.
A inserção da Amazônia no imaginário europeu deu-se justamente nesse período do século XVI, onde aregião passou a ser vista pelos europeus através de seus valores culturais, conceitos, juízos, costumes e tradições, além da região torna-se subúrbio do universo social europeu.

* A inserção da Amazônia na Economia Europeia: as drogas do Sertão e as populações indígenas:
O impulso militar que trouxe os portugueses ao Pará, em 1616, fez parte de um projeto político ambicioso de conquista dovale amazônico associado a um projeto econômico, não menos ambicioso, de exploração da biodiversidade local – as chamadas “drogas do sertão”, especiarias ocidentais de alto valor no mercado europeu. O processo foi contínuo e tenso e a ocupação do território se deu com base no massacre ou escravização das populações indígenas e no confronto bélico com as outras potências européias que possuíamfeitorias na Amazônia. Cada um desses territórios correspondia a novas rotas de exploração riquezas, fossem elas as drogas do sertão, fossem terras, a acrescentar ao patrimônio dos principais colonos, ou fossem, enfim, as populações indígenas escravizadas.
Esse padrão econômico, baseado na coleta extrativista, na navegação fluvial e na escravização dos índios, juntamente com os aspectos geográficos dafloresta equatorial, acabou diferenciando a nova colônia do restante da América Portuguesa. Por isso, desde 1626, eram duas as colônias de Portugal na América: O Brasil, que incluía o Nordeste e toda a parte meridional da colônia e o Grão-Pará e Maranhão, que incluía toda a Amazônia, o Maranhão e, junto com este, o Piauí e parte do Ceará. O que diferenciava essas duas colônias era, basicamente, omodo de produção: no Brasil, predominava a monocultura e, no Grão-Pará, a atividade extrativa.

* O grande período da Produção da borracha amazônica.
O ciclo da borracha foi um momento econômico na história do Brasil que constituiu uma parte importante da história da economia e sociedade do país, estando relacionado com a extração e comercialização da borracha. Este ciclo teve o seu centrona região amazônica, proporcionando grande expansão da colonização, atraindo riqueza e causando transformações culturais e sociais, além de dar grande impulso às cidades de Manaus, Porto Velho e Belém, até hoje maiores centros e capitais de seus Estados, Amazonas, Rondônia e Pará, respectivamente. No mesmo período foi criado o Território Federal do Acre, atual Estado do Acre, cuja área foiadquirida da Bolívia por meio de uma compra por 2 milhões de libras esterlinas em 1903. O ciclo da borracha viveu seu auge entre 1879 a 1912, tendo depois experimentado uma sobrevida entre 1942 e 1945 durante a II Guerra Mundial (1939-1945).

* A crise gomífera e o projeto Ford.
O progresso das técnicas, resultantes da Revolução Industrial e com elas o progresso do invento de utilidades, criou, no...
tracking img