Tibolona na menopausa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2566 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sugestão de Fórmula: óleo de melalêuca.

GAREFALAKIS, M., HICKEY, M. Role of androgens, progestins and tibolone in the treatment of menopausal symptoms: a review of the clinical evidence. Clinical Interventions in Aging, v. 3, p.1-8, 2008.

Introdução
A grande maioria das mulheres que atravessa a menopausa apresenta sintomas relacionados com as alterações hormonais durante essa transição.Dentre os sintomas destacam-se os vasomotores, alterações no humor e disfunções sexuais. Os sintomas vasomotores, em particular os fogachos, são a manifestação mais característica da menopausa, ocorrendo em quase 80% das mulheres. Os fogachos são descritos como a súbita sensação de calor sobre o corpo, especialmente no rosto, pescoço ou peito e pode ser acompanhada de sudorese, palpitações eansiedade. Suores noturnos podem ocorrer e perturbar o sono. Aproximadamente um terço das mulheres continuarão a manifestar os sintomas vasomotores após cinco anos e algumas mulheres sentirão por muito mais tempo.
Adicionalmente aos sintomas vasomotores, pode ocorrer nesta fase diminuição na excitação sexual, dispareunia, dificuldades no orgasmo e especialmente secura vaginal.

Aproximadamente 50% dasmulheres pós-menopausadas sofrem sintomas de atrofia urogenital, podendo ocorrer secura vaginal, dispareunia e infecções do trato urinário. Neste sentido, a atrofia vaginal e a falta de lubrificação podem proporcionar ainda a intercorrência de candidíase vulvovaginal. Estudos apontam que a terapia tópica vaginal com estrógenos alivia efetivamente a secura e a atrofia vaginal. No entanto, embora otrato urogenital seja estrogênio sensível, a incontinência urinária pode não responder à terapia sistêmica com estrogênios.
Atualmente, os fármacos utilizados no tratamento dos sintomas da menopausa incluem a terapia hormonal com estrógenos, progesterona e os androgênios. Além disso, a tibolona vem sendo amplamente utilizada na atenuação de distúrbios causados pelo climatério. Neste contexto,compõem também o arsenal de recursos utilizados neste sentido os lubrificantes vaginais e os sabonetes para higiene íntima.

A terapêutica com estrogênios inclui estrogênios equinos conjugados, sulfato de estrona, estriol, dienoestrol, estradiol micronizado e valerato de estradiol. O estradiol pode ser administrado pela via transdérmica na forma de gel, em dispositivos de liberação lenta, na formade implante percutâneo, e mais recentemente como um spray intranasal. O estrogênio intravaginal pode ser aplicado na forma de anéis, géis ou cremes.
Já as progestinas são análogos sintéticos da progesterona, que têm sido desenvolvidos para
superar os problemas de baixa absorção oral de progesterona e seus efeitos de primeira passagem no metabolismo hepático.

Os andrógenos são esteroides combase na estrutura da testosterona. A testosterona parenteral apresenta um tempo curto de ação e a sua biodisponibilidade oral é desprezível. Formulações tópicas implantáveis e na forma de depósito têm sido utilizadas. A tibolona, por sua vez, vem sendo utilizada em mais de 70 países para o tratamento dos sintomas da menopausa e na prevenção da osteoporose. Classificada como um regulador de açãoestrogênica tecido seletivo é um esteroide sintético que tem vários metabólitos com ações tecido-específico estrogênicos, progestogênicos e androgênicos.

Diversos estudos randomizados apontam para os efeitos da tibolona sobre a função sexual, demonstrando uma melhora significativa nos aspectos fisiológicos da função sexual em mulheres pós-menopausadas, inclusive aquelas que sofreramooforectomia bilateral, com diminuição na irrigação sanguínea vaginal e baixa lubrificação vaginal. Também foi relatado um aumento do interesse sexual e desejo sexual em mulheres pós-menopausadas, quando comparada com placebo.

No que tange o tratamento das candidíases relacionadas à atrofia vaginal, além dos antifúngicos conhecidos, destaca-se a utilização do óleo de melalêuca. Suas propriedades...
tracking img