Memorial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6840 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Revista Eletrônica de Educação Física INTERVENÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA UTILIZANDO O LÚDICO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO ESCOLAR DE 5ª SÉRIE: UMA REFLEXÃO NO PROCESSO EDUCACIONAL
Adriane Ferreira Da Costa Orientadora. Prof. Joelma Montelares da Silva SUMÁRIO

1. Introdução 2. Referencial Teorico 2.1. Educação Física Escolar 2.2. Lúdico 2.2.1. O Lúdico e a Educação Física 2.2.2. Possibilidade deAprender Ludicamente na 5ª Série 3. Metodologia 4. Resultados e Discussão 5. Considerações Finais 6. Referências

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

1

Revista Eletrônica de Educação Física
1. INTRODUÇÃO Dentre diferentes disciplinas na formação escolar do ser humano. A de Educação Física vem se destacando cada vez mais. Hoje se sabe que tal disciplina não sedestaca em sua atuação apenas o biológico, diferentes aspectos do desenvolvimento da criança são levados em consideração como o afetivo, cognitivo e sociocultural. Vale ressaltar que uma discussão nesse contexto, implica explorar o desenvolvimento geral do homem, a valorização da existêncialidade do ser humano chega em primeiro lugar na práxis pedagógica. Contudo, verifica-se que alguns aspectosfundamentais da vivência humana são deixados de lado, e quando a criança passa a ser considerado um mini-adulto (pré- adolescente) o ensino deve ser sério, brincadeiras, ludicidade não lhe são permitidos. Dentre as formas de abordagem no processo de aprendizagem temos os jogos, esportes, lutas, ginástica e dança. Então porque, não trabalhar esses temas de forma lúdica no ensino-aprendizagem no 3º e 4ºciclo? Por quê, o lúdico não é explorado e levado a sério no ensino-aprendizagem de 5ª série ?
A palavra lúdico vem do latim ludus e significa brincar. Neste brincar estão incluídos os jogos, brinquedos e divertimentos e é relativa também à conduta daquele que joga, que brinca e que se diverte. A função educativa do jogo oportuniza a aprendizagem do individuo, seu saber, seu conhecimento e suacompreensão de mundo. (SANTOS, 1997, p. 09).

Brincar envolve o corpo e seus movimentos, é uma atividade particularmente poderosa para estimular a vida social e construtiva do individuo. O propósito do lúdico, de competição ou não são contexto favoráveis do ensino aprendizagem, pois possibilita uma amplitude de movimentos que fazem o aluno ter uma maior atenção no momento de executá-los. Esteestudo tem o propósito de mostrar aos professores de educação física , que o brincar facilita aprendizagem e conduz aos relacionamentos grupais. Nas aulas de educação física é importante: * refletir na possibilidade da disciplina de Educação Física intervir através do lúdico no processo educacional dos alunos de 5ª série.

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

2Revista Eletrônica de Educação Física
*Verificar a preferência docente e discente sobre o lúdico no contexto do ensino-aprendizagem. *verificar a metodologia utilizada nas escolas em questão, e se as atividades são de forma lúdica.
A brincadeira deixa de ser ‘coisa de criança’ e passa a se constituir em ‘coisa séria’, digna de estar presente entre recursos didáticos capazes de compor uma açãodocente comprometida com alvos do processo de ensinoaprendizagem que se pretende atingir. (KISHIMOTO, 2000, p. 167).

Esta proposta não se trata de uma coisa impossível de acontecer em nossa sociedade atual, mas, sim uma união contra o preconceito e medo de uma renovação para uma escola rotulada, tanto pelos professores e até mesmo pelos alunos. Acredito que estudamos tanto para podermos ser bonsprofessores, e fazer com que nossos alunos aprendam brincando. Brincar faz parte do ser humano, o riso e a diversão podem melhorar o emocional do individuo. É com a brincadeira , que o individuo de qualquer idade deixa fluir seus sentimentos e liberta sua ansiedade. Na medida que envelhecemos perdemos a espontaneidade. Então não se pode perder a criatividade enquanto se passa da infância para a...
tracking img