Memorial estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4141 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MEMORIAL DESCRITIVO DO ESTÁGIO I


Acadêmico: Ademir Antonio Otto Junior

Professor: Roberta Ruthner Ribas
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso Ciências Biológicas (BID0130) – Estágio I
04/11/2011




1 INTRODUÇÃO


Neste estágio, sendo ele apenas uma pesquisa ajuda-nos a compreender um pouco do cotidiano escolar conhecendo a prática pedagógica deprofessores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. Tem por finalidade tratar de questões relacionadas a teoria e a prática educativa.
O estágio-pesquisa foi realizado na Escola Estadual Gov. Ivo Silveira, no município de Brusque, onde entrevistei os professores os quais me responderam as perguntas que fiz em relação as dinâmicas de ensino em especial da disciplina de Ciências, bemcomo os métodos usados por eles em sala de aula, destacando o planejamento pedagógico com metodologias de ensino para inclusão escolar. O estágio I possibilita assim um pequeno início da fundamentação para o trabalho de graduação, pois, destaca-se um grande aprendizado através da interação com os professores entrevistados que passaram experiências reais, que auxilia no processo acadêmico de nossaformação.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

É função social da escola possibilitar que os alunos adquiram, elaborem e re-elaborem conhecimento no campo da ciência e da tecnologia. Assim como que desenvolvam as competências e habilidades necessárias para operar, rever, recriar e redimensionar tais conhecimentos no universo coletivo, na perspectiva da cooperação, da solidariedade e da ética. Tendosempre, como horizonte, colocar os avanços dos conhecimentos a serviço da humanização da sociedade.
Atualmente os parâmetros curriculares nacionais (PCNs) constituem um referencial de qualidade para a educação no ensino fundamental em todo o país. Tanto nos objetivos educacionais quanto na conscientização do significado das áreas de ensino e dos temas da vida social contemporânea que devempermeá-la adotam como eixo o desenvolvimento de capacidade do aluno, processo em que os conteúdos curriculares atuam não como fins em si mesmos, mas como meios para aquisição e desenvolvimento dessas capacidades. Nesse sentido, o que se tem em vista é que o aluno possa ser sujeito de sua própria formação, em um complexo processo interativo em que também o professor se veja como sujeito deconhecimento.


Os Parâmetros Curriculares Nacionais foram elaborados procurando, de um lado, respeitar diversidades regionais, culturais, políticas existentes no país e, de outro, considerar a necessidade de construir referências nacionais comuns ao processo educativo em todas as regiões brasileiras. (PCN, pg. 3, 1998)


Por sua natureza aberta, configuram uma propostaflexível, a ser concretizada nas decisões regionais e locais sobre currículos e sobre programas de transformação da realidade educacional empreendidos pelas autoridades governamentais, pelas escolas e pelos professores. A proposta curricular é uma proposta que contem fundamentos, teórico-prático, em termos de compreensão de mundo, de homem e de aprendizagem, auxiliando os professores na busca deresultados melhores na ação pedagógica de todos e de cada um.
Mesmo envolvida no mesmo campo social de atuação, as escolas não são iguais, por isso não se trata de uma única forma de organizar o currículo para qualificar a função social da escola. Porém é possível definir alguns princípios norteadores para essa organização através do projeto político pedagógico.
O documento norteador decada instituição escolar é denominado projeto pedagógico, nele contém as direções que o orientam, além disso, precisa ser um projeto que priorize a escuta de todos os envolvidos, que reflita a ação coletiva da comunidade escolar, configurando-se sempre numa proposta flexível. Precisa ainda refletir a opção teórico-metodológico, tendo clareza da concepção de educação, de infância, de crianças, de...
tracking img