Melhorar insonia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tem dificuldades em dormir, em iniciar o sono, tem muitos despertares durante a noite, acorda mal-humorado, cansado, irritado, com dores no corpo, sentido que o sono não foi restaurador. A insónia pode acarretar uma diminuição da sensação de bem-estar durante o dia, caracterizada pela alteração do estado de ânimo e da motivação, diminuição da atenção, da energia, da concentração e aumento dasensação de fadiga. Poderá estar a ser afectado na sua vida por um dos transtornos do sono mais diagnosticado que prevalece em 30% da população – a insónia. A insónia é um sintoma e deve ser analisada sob três aspectos: Físico, Psicológico e social. Doenças físicas, assim como ansiedade, depressão e ingestão de bebidas alcoólicas podem ocasionar noites mal dormidas. Problemas familiares, económicos eprofissionais podem prejudicar o sono e a má qualidade do mesmo pode afectar o desempenho profissional, afectivo e sexual.

Blog > Terapias Psicológicas > 6 dicas para melhorar os seus problemas de insónia 38
6 dicas para melhorar os seus problemas de insónia
09-08-2010, em Terapias Psicológicas, por Miguel Lucas
19
tweets
retweet0
inShare.Email

inShare.0EmailTem dificuldades emdormir, em iniciar o sono, tem muitos despertares durante a noite, acorda mal-humorado, cansado, irritado, com dores no corpo, sentido que o sono não foi restaurador. A insónia pode acarretar uma diminuição da sensação de bem-estar durante o dia, caracterizada pela alteração do estado de ânimo e da motivação, diminuição da atenção, da energia, da concentração e aumento da sensação de fadiga. Poderáestar a ser afectado na sua vida por um dos transtornos do sono mais diagnosticado que prevalece em 30% da população – a insónia. A insónia é um sintoma e deve ser analisada sob três aspectos: Físico, Psicológico e social. Doenças físicas, assim como ansiedade, depressão e ingestão de bebidas alcoólicas podem ocasionar noites mal dormidas. Problemas familiares, económicos e profissionais podemprejudicar o sono e a má qualidade do mesmo pode afectar o desempenho profissional, afectivo e sexual.



Estudos recentes comprovam que a privação do sono compromete seriamente o funcionamento humano, com evidências de que o humor é mais fortemente afectado. Apenas uma ínfima percentagem da população que sofre de insónia recebe tratamento adequado. Falta de conhecimento de hábitos saudáveis de sonoe suas desordens é comum entre os profissionais de saúde. A prescrição exacerbada de fármacos resulta de um desconhecimento sobre os tratamentos não farmacológicos, assim como o acesso limitado a outras formas de ajuda profissional. Se sente que a sua qualidade de vida está a ser afectada pelos sintomas da insónia, apresento um plano de intervenção e consequentes orientações para tratamento nãofarmacológico, utilizando a terapia cognitiva e comportamental com o objectivo de promover hábitos de sono saudáveis. Proponho a ideia de tentar reduzir (desde que seja aconselhável) o uso de fármacos na diminuição dos sintomas da insónia através de abordagem psicológica assim como modalidades de prevenção e educação de hábitos de higiene do sono saudáveis.

Estas estratégias são apenas resumosacerca de algumas componentes que fazem parte do tratamento psicológico com abordagem Cognitivo-Comportamental, pelo que não seguem uma ordem específica, nem têm necessariamente de se aplicar todas. A aplicação das mesmas depende sempre das particularidades apresentas pela pessoa. Controlo da activação O controlo da activação (excitação fisiológica) é conseguido através da aprendizagem de técnicasde relaxamento (Relaxamento Muscular Progressivo de Jacobson), relaxamento autogénico, relaxamento imagético e técnicas respiratórias. O objectivo é diminuir os estados de tensão física e psicológica.

ESTRATÉGIAS DE COPING
Modificação do pensamento: Mudança de cognições, atitudes negativas e crenças irracionais acerca do sono Substituição das crenças disfuncionais por crenças adaptativas. Por...
tracking img