Transtornos do sono

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1504 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Insônia
Causas
* Stress
* Ansiedade
* Depressão
* Medicamentos. Remédios contra pressão alta, alergia e corticoesteroides podem interferir no sono
* Cafeína, nicotina e álcool.
* Condições médica. Dores crónicas, problemas respiratórios, refluxo gastroesofágico e hipetiroidismo, entre outras doeças podem prejudicar o repouso
* Maus hábitos de sono. Domir fora de hora,ter atividades estimulantes antes de ir para a cama, um ambiente desconfortável para dormir e usar a cama para outras atividades que não sejam para dormir ou fazer sexo.
* Pensar na insônia. Preocupar-se com o fato de não dormir bem e se esforçar para adormecer pode afastar ainda mais o repouso.
* Envelhecimento. As mudanças associadas ao envelhecimento podem interferir com o sono.Consequências
*  A falta do sono pode afetar múltiplos aspectos de uma pessoa, sendo a habilidade de atenção o maior deles. Sendo também que a insônia afeta o humor, a capacidade de trabalho, e pode acarretar outros problemas de saúde.
Tratamento
Insônia transiente, ou seja, insônia de curto prazo e a insônia intermitente, que é a insônia que vem e vai, ou sela, ela acontece aleatóriamente,podem não requerer tratamento, uma vez que os episódios duram apenas alguns dias. Por exemplo, se a insônia for decorrente de mudanças de horários como conseqüência de "jet lag", o relógio biológico da pessoa geralmente voltará ao normal por si mesmo. Porém, para algumas pessoas que vivenciam sonolência durante o dia e têm performance afetada como resultado de insônia transiente, a utilização decomprimidos para dormir de curta ação pode melhorar o sono e atenção no dia seguinte. Como todos os medicamentos, há efeitos colaterais potenciais. O uso de remédios para insônia sem prescrição médica não é recomendado.

Tratamento para insônia crônica consiste de:
* Primeiro, diagnosticar e tratar problemas médicos ou psicológicos que possam estar ocasionando a insônia.
* Identificarcomportamentos que podem piorar a insônia e interrompê-los ou reduzi-los.
* Possível uso de remédios para dormir, embora a utilização a longo prazo seja controversa. Um paciente usando qualquer remédio para dormir deve estar sob a supervisão de um médico que avaliará de perto a eficiência e minimizará os efeitos colaterais. Em geral, esses medicamentos são prescritos na dose mínima e no menorperíodo de tempo necessário para aliviar os sintomas relacionados à falta de sono. Para alguns desses remédios, a dose deve ser gradualmente diminuída, uma vez que uma parada abrupta poderia ocasionar a volta da insônia por uma noite ou duas.
* Experimentar técnicas comportamentais para melhorar o sono, como terapia de relaxamento, terapia de restrição de sono e recondicionamento.

Retirado de:http://insonia.info/insonia/
http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4722&ReturnCatID=1511#Conseqüências da insônia
http://www.copacabanarunners.net/insonia.html

Apnéia do sono:
Causas
O que causa a apnéia do sono é a obstrução das vias aéreas por alguns momentos durante a noite. Esses problemas são freqüentes no homem a partir dos 30 anos e nas mulheres a partir da menopausa.A causa por estar relacionada com o aumento da complacência das vias aéreas superiores por:
* Uso de drogas miorrelaxantes, álcool, sedativos
* Aumento da circunferência do pescoço
* Tabagismo (ativo e passivo)

Conseqüências
* Sonolência excessiva durante o dia
* Falta de concentração
* Baixo rendimento de compreensão e memória
* Riscos maiores de acidentes notrânsito ou manejando máquinas pesadas

Tratamento

Até pouco tempo acreditava-se que a cirurgia era a melhor solução para resolver os problemas de apnéias. Em alguns casos a cirurgia é indicada, mas hoje existem outros tipos de terapias, sendo que a mais moderna é o CPAP.
O CPAP envolve a colocação de uma máscara sobre o nariz, esta conectada por um tubo (traquéia) ao aparelho propriamente...
tracking img