Eng civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2952 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
26ª MOSTRA INTERNACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA – MOSTRATEC

RELATÓRIO SINTÉTICO DA PESQUISA

Categoria: Pesquisa Tecnológica

Área: Engenharia Materiais

Título da Pesquisa: ESTUDO PARA REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUO DO GESSO
GERADO NA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA PRODUÇÃO DE PEÇAS EM FIBRAS DE VIDRO

Componentes:
1º - Flavio Oliveira Santana Série: 1º Edificações Idade: 20
2º - RosyCleide de Jesus Alves Série: 1º Edificações Idade: 23

Orientador: Herbet Alves de Oliveira
Instituição: IFS-Instituto Federal de Sergipe- Campus Estância
Cidade: Estância Estado: Sergipe País: Brasil

1 INTRODUÇÃO

Na indústria de construção civil, a política de preservação ambiental ainda é pouco difundida. No entanto, situar-se acima das exigências apenas legais, mediante sistema degestão ambiental, deixa de ser uma estratégia preventiva, para constituir-se mesmo em vantagem competitiva e diferencial de mercado. A maior parte dos resíduos gerados na indústria da construção civil, na grande maioria dos municípios, é depositada em aterros clandestinos. A deposição irregular ocasiona doenças e entupimentos de galerias e bueiros (MENDES 2004).
Segundo Mota (2003) o desperdício demateriais da construção civil brasileira é elevado e tais materiais possuem uma considerável diversidade na sua composição. Sua quantidade varia de 54 a 70% dos resíduos urbanos como no Rio de Janeiro, representando uma perda de entre 0,4 e 0,76 t/ hab./ano. O entulho gerado na construção civil é constituído de restos de praticamente todos os materiais de construção (argamassa, areia, cerâmicas,concreto, madeira, gesso, etc.). No Brasil, a destinação adequada bem como a prática de reciclagem ainda é pouco difundida.
A forma mais simples de reciclagem do entulho ainda é em pavimentação (ZORDAN, 1997), sendo que existe ainda a possibilidade de ser utilizado na produção de argamassa.
A indústria da construção civil gera diversos resíduos, dentre eles o gesso que apesar de existir algumasalternativas de reaproveitamento, ainda é pouco difundida, sendo que a maior parte é disposta em aterros. Vide Figura 1.

Fonte: Pesquisa
Figura 1: Gesso descartado no meio ambiente
Os resíduos gerados pela construção civil, representam 60% de todo o lixo urbano da sociedade e, desse total, 5% correspondem aos restos de gesso, que é gerado na demolição e manutenção de casas e edifícios. Esteresíduo, caso seja manipulado de forma incorreta, emite gás sulfídrico no ambiente, que é inflamável e altamente tóxico na Construção Civil”.

1.1 Hipótese

A indústria de fibra de vidro vem crescendo de forma exponencial na produção de peças em diversos segmentos. Na sua formulação, utiliza-se de resinas de poliéster, fibra de vidro e uma carga que tem a função de redução do custo doprocesso, para a qual podem ser usados: talco, calcita e ainda oxido de titânio, sendo o talco o mais utilizado. O gesso descartado na construção civil já não possui reatividade e por ser friável, leve, fino e de baixa abrasividade, pode ser uma matéria prima alternativa na substituição do talco.( PETRUCCI. 2007)

1.2 Objetivos

●Neste trabalho estuda-se a possibilidade de substituição dotalco, utilizado na formulação de peças em fibra de vidro pelo gesso descartado na construção civil;
● Redução do impacto ambiental gerado pela disposição incorreta do gesso no meio ambiente;
● Redução dos custos de processamento das peças em fibra de vidro.

2 METODOLOGIA

O processo em estudo é o manual, que consiste em se fazer uma mistura de uma resina de poliéster e uma carga, para qualpode ser usado talco, calcita, areia e ainda o óxido de titânio, sendo o mais usado o talco. Em seguida, junta-se um catalisador para acelerar a cura. A partir de um molde são depositadas mantas de fibra de vidro que são impregnadas com a mistura da resina. Deve-se aguardar a cura, que pode levar até vinte e quatro horas, para que toda a resina se transforme em plástico.
Inicialmente...
tracking img