Eng. Civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1795 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
O curso de Mecânica é fundamental para qualquer engenheiro civil, devido suas diversas aplicações práticas. Entretanto, o curso oferecido é voltado, prioritariamente, à parte teórica. Por isso, de modo a complementar os ensinamentos obtidos em sala, torna-se necessário estudar estruturas reais para entender as aplicações práticas do que foi ensinado.
Para entender o funcionamentodessas estruturas, os elementos estruturais, a distribuição dos esforços, as reações de apoio e as cargas aplicadas, que são os objetivos deste trabalho, foram visitadas duas obras e analisadas duas estruturas. Um edifício, o Reale da Cameron Construtora, e a passarela do colégio Ari de Sá da Av. Washington Soares.
Entre as forças que atuam em uma estrutura, destacam-se: o peso da própriaestrutura; a força dos ventos; carregamentos externos, como paredes, lajes, carros, entre outros. A dispersão e o posicionamento na distribuição destes esforços gerarão os momentos, os quais por sua vez poderão submeter o concreto à tração rompendo o mesmo, daí a necessidade do estudo de tal esforço.
Em geral, os esforços seguem o seguinte direcionamento na estrutura: Esforço externo (pavimentação,maquinaria, vento) → Laje → Vigas ou treliças → Pilares → Fundações → Solo. Apesar de existir muitas exceções este se trata do esquema mais comumente utilizado.
1.1 INFORMAÇÕES DA OBRA DE MÚLTIPLOS PAVIMENTOS
Nome: Edifício Reale
Construtora: Cameron Construtora.
Engenheiro Responsável: Eng. Eduardo Leite.
O Edifício Reale está localizado na Rua Professor Dias da Rocha, nº730, Aldeota,Fortaleza-CE. É composto de 2 subsolos, 1 pilotis, 17 pavimentos tipo com 2 apartamentos por pavimento, alem de 2 coberturas duplex, totalizando 34 apartamentos. De acordo com o engenheiro que acompanhou a visita, cerca de 98% da fundação e, aproximadamente, 35% da estrutura do edifício já estava pronta.
1.2 INFORMAÇÕES DA PASSARELA
Nome: Passarela do Colégio Ari de Sá, Washington Soares
A passarelahavia passado por uma reforma, já finalizada. Então, a passarela já estava acabada no dia da visita. Segue a passarela na Figura 1.

Figura 1 – Passarela.
Uma passarela de pedestres é um tipo de ponte sobre vias de tráfego, com o objetivo de permitir o fluxo de pedestres sem que o mesmo não entre em conflito com o tráfego da via, evitando, assim, semáforos e acidentes de trânsito.
2. ELEMENTOSESTRUTURAIS
2.1 VIGAS
De acordo com a ABNT, vigas são elementos lineares em que a flexão é predominante (NBR 6118:2007, item 14.4.1.1). As vigas podem ser horizontais ou inclinadas, e são submetidas, principalmente, aos esforços de flexão (momento fletor) e cisalhamento (força cortante). Podem ser feitas de diversos materiais, como madeira, ferro e concreto. Nas edificações, em geral, as vigasservem de apoio para lajes e paredes, conduzindo seus esforços até os pilares. As vigas podem ser classificadas conforme o tipo de apoio:
- Vigas Bi-Apoiadas: Consiste de uma viga apoiada em dois apoios articulados, sendo um fixo e o outro móvel, conforme a Figura 02;


Figura 02. Viga Bi-Apoiada.

- Vigas Em Balanço: Consiste de uma viga que possue um apoio engastado, não sendo livre a suarotação, conforme a Figura 03;


Figura 03. Viga em Balanço.

- Viga com extremidade em balanço: Consiste de uma viga com extremidade em balanço, sendo articulada em um apoio fixo e um apoio móvel, conforme a Figura 04;


Figura 04. Viga com extremidade em Balanço.

Para análise, usamos uma viga bi-apoiada (Figura 07) e uma viga em balanço (Figura 10).

2.2 LAJES
Laje é um elementoestrutural que possui uma dimensão pequena em relação às outras duas. A sua função na estrutura é receber o carregamento de cargas acidentais (pessoas, móveis, materiais diversos, veículos, etc.) e transmiti-los para as vigas. As lajes são projetadas para resistir principalmente à força cortante a ao momento fletor. Existem basicamente dois tipos de lajes: maciça e nervurada.
- Maciça: laje com...
tracking img