Transtornos do sono

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2546 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO
1. DEFINIÇÕES
2. CLASSIFICAÇÃO
2.1. DISSONIAS
2.1.1. INSÔNIA
2.1.2. SÍNDROME DE MOVIMENTOS PERIÓDICOS DOS MEMBROS
2.1.3. NARCOLEPSIA
3. PARASSONIAS
3.1. DISTÚRBIOS DO DESPERTAR
3.1.1. SONAMBULISMO
3.1.2. TERROR NOTURNO
3.1.3. ENURESE3.2. DISTÚRBIOS DA TRANSIÇÃO VIGÍLIA E SONO
3.2.1. FALA HIPNAGÓGICA
3.2.2. MOVIMENTOS RÍTMICOS DO SONO
3.2.3. MIOCLONIAS
3.2.4. SÍNDROME DA EXPLOSÃO DA CABEÇA
3.3. PARASSONIAS ASSOCIADAS AO SONO REM
3.3.1. PESADELOS
3.3.2. PARALISIA DO SONO
3.3.3. ALUCINAÇÃO HIPNAGOGICA
3.4. OUTRAS PARASSONIAS
3.4.1. BRUXISMO
4. DISTÚRBIOS DO SONO RELACIONADOS A ALTERAÇÕES MÉDICO-PSIQUIÁTRICOS
4.1.DISTÚRBIOS ASSOCIADOS A DOENÇAS MENTAIS
4.2. DISTÚRBIOS ASSOCIADOS A ENFERMIDADES NEUROLÓGICAS
4.3. DISTÚRBIOS ASSOCIADOS A AFECÇÕES MÉDICAS
5. O SONO E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
ANEXOS

INTRODUÇÃO

O sono é uma função biológica fundamental para a restauração e conservação da energia e para o processamento de informações relevantes adquiridas no diaa dia, permitindo a memorização. Porém distúrbios do sono podem acarretar alterações significativas na vida das pessoas, podendo desencadear consequências no funcionamento do cérebro, implicando diretamente na memória, aprendizagem, raciocínio e atenção. Ocasiona déficits cognitivos, e outras implicações no cotidiano das pessoas. Muitos médicos sugerem uma higiene no sono, ou seja, uma adequaçãonas atividades para uma melhor qualidade de vida, porém outros necessitam de medicamentos, variando de acordo com o tipo de distúrbio. Para o psicopedagogo é primordial conhecer tais distúrbios do sono, ocasionados por ansiedade e por outros fatores que surgem na vida dos estudantes e que implicam diretamente na sua aprendizagem, para a prevenção de possíveis dificuldades de aprendizagem quepoderão surgir.





1. Definições

O sono é uma função biológica fundamental na consolidação da memória, na visão binocular, na termorregulação, na conservação e restauração de energia (Reimão, 1996 citado por Muller, 2007), e restauração do metabolismo energético cerebral (Ferrara e De Gennaro, 2001 citado por Muller,2007). Devido a essas importantes funções, as perturbações do sono podemacarretar alterações significativas no funcionamento físico, ocupacional, cognitivo e social do indivíduo, além de comprometer substancialmente a qualidade de vida.
A Melatonina é um neuro-hormônio produzido pela glândula pineal e tem como principal função regular o sono, esse hormônio é produzido a partir do momento em que fechamos os olhos. A Melatonina apresenta o seu pico máximo de produção aos3 anos de idade, e declina de forma importante entre os 60 e 70 anos o que faz com os idosos tenha um sono de má qualidade. Aos 60 anos temos metade da quantidade de Melatonina que tínhamos aos 20 e por volta dos 70 os níveis são baixíssimos e em muitas pessoas quase nulos (Ballone, 2005).
Em média o ser humano necessita de oito horas diárias de sono, podendo ser regulado para mais ou menoshoras de acordo com a necessidade de cada indivíduo. Geralmente, os adolescentes precisam de mais de oito horas de sono por estar em fase de crescimento, pois o hormônio do crescimento a somatotrofina é liberado durante o sono e estão se expandindo as redes neurais ligadas a aprendizagem.
Existem dois estágios distintos do sono, o NREM e o REM, o sono inicia-se no estágio NREM e pode haveralternância entre os estágios durante o sono.

2. Classificação

De acordo com a APA (American Psychiatry Association, 1997) a classificação dos transtornos do sono incluem quatro grupos organizados em subgrupos: as dissonias, as parassonias, distúrbios do sono associados a alterações medicopsiquiátricas e distúrbios do sono proposto.

2.1. Dissonias

Dissonias são transtornos primários...
tracking img